terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Emocionante: Escola João Heleno de Maria realiza festa de formatura para as turmas do 5º e 9º Ano com muitas homenagens


Funcionários da Escola Municipal de Ensino Infantil e fundamental, João Heleno de Maria da comunidade do Sítio Monteiro de Cacimbas no interior do estado, realizaram nesta terça 08/12, de forma emocionante a festa de formatura com as turmas do 5º e 9º Ano da referida instituição. A festa contou com uma superprodução para homenagear os formandos das duas modalidades de ensino.

Para celebrar as conquistas dos estudantes houve celebrações religiosas, mensagens de reflexão, depoimentos, entrega de presentes, leituras, mensagens de motivação, depoimentos como forma de incentivos, oratórias, execução do Hino Nacional Brasileiro, os juramentos de ambas as turmas e muito choro de felicidade dos concluintes, familiares e educadores.

Professores também foram homenageados em vida, a exemplo de Gilberto Nunes e dona Francisca, pelas contribuições dadas a escola desde sua fundação. A professora Rozenilda Marques, foi à convidada de honra para ser a madrinha do 5º Ano, já a professora Zenilma Alves, foi à madrinha do 9º Ano.

Ao se pronunciar sobre a festa, a Diretora Fágnea Heleno, falou das dificuldades encontradas ao longo do ano letivo, bem como os momentos de superação e destacou a importância da sua equipe trabalhar de forma unida, sempre em busca dos melhores resultados para todos. Para ela a festa só foi possível de ser realizada por conta da contribuição dos pais somados a força de vontade dos estudantes com o apoio de parceiros.

Fágnea fez recomendações aos formandos e desejou e eles os melhores votos de boa sorte nas próximas etapas de suas vidas, para ela o momento é mais que especial em saber que a escola cumpriu com sua missão de formar pessoas para outros níveis de estudo.

“Sabemos que vocês estão preparados para enfrentar outras etapas de estudo em qualquer instituição, provavelmente na Gertrudes Leite de Desterro, para nós fica o sentimento de dever cumprido, ficamos na torcida para que tudo der certo e vocês nos orgulhem, só que por outro lado, fica a grande saudade em ter que se despedir da melhor turma que a escola já teve desde 2013”, afirmou emocionada a diretora.

O professor Gilberto Nunes, discursou em tom de agradecimento pelo reconhecimento que lhe foi conferido, na ocasião ele lembrou as dificuldades que teve, em lutar junto aquela comunidade na defesa da implantação do Ensino Fundamental II no referido setor.

Gilberto falou de sua trajetória de estudante, onde na época precisava andar vários quilômetros pé para pegar o transporte na comunidade de Aparecida para ir a Teixeira cursar o ginasial. Ele se disse emocionado em poder contemplar mais uma formatura, a qual também contribuiu na condição de professor.

A coordenadora pedagógica Robéria Soares, parabenizou toda equipe de trabalho pelo empenho e compromisso para que a concretização da festa acontecesse com sucesso, ela classificou o evento como a realização de um sonho de muitos pais de famílias e alunos das duas modalidades de ensino, já que em seu tempo de estudante tudo era bem mais difícil. 

“Não sei se vou continuar na função de coordenadora no próximo ano, só quem sabe é Deus, meus planos é voltar para a função de professora que é onde eu me sinto bem, durante esse tempo aprendi muito com todos vocês. A coordenação exigiu muito de mim ao ponto de ter que sacrificar minha família em função do meu trabalho. Desejo a todos boa sorte e muito sucesso em suas vidas”, destacou a coordenadora.

Robéria ressaltou o cansaço de toda organização da festa destacando os bons resultados como forma de recompensa maior e ainda destacou a força de vontade que precisou desenvolver na infância para conciliar estudo e trabalho diante da resistência dos seus pais que eram contra seus estudos e por isso não lhe apoiava em suas escolhas.

“Aproveitem esse momento que é de vocês, no meu tempo de estudante nunca tivemos isso, eu precisava trabalhar para adquirir meus materiais simples um lápis e um caderno pequeno e ainda encontrava resistência dos meus pais que não me apoiavam. Tive que estudar por conta própria e depois meu esposo Edilson me apoiou na minha carreira profissional” confessou à educadora.

As professoras Maria de Lourdes e Rozenilda Marques elogiaram toda a produção da festa, bem como os homenageados, e deixaram suas mensagens de incentivos aos formandos. O secretário de agricultura Edilson Nascimento, destacou a importância da realização da formatura para criar as condições para se refletir sobre os resultados alcançados a partir de um grande esforço coletivo.

A professora Zenilma agradeceu a escolha e homenageou as turmas com mensagens e poemas de sua autoria. O funcionário Damião Marques pelo segundo ano consecutivo, foi lembrado mais uma vez pelos relevantes serviços que presta a Escola João Heleno de Maria.

 Monitores do Programa Mais Educação, também foram elogiados pela coordenadora Rozenilda que fez questão de destacar as inúmeras contribuições deles para o processo educativo daquela comunidade.

A ex-aluna Kaliane dos Santos agradeceu o convite e falou da satisfação de reencontrar seus professores do passado que tanto lhe deu apoio para continuar seus estudos, com isso ela conquistou um emprego como sempre sonhou, para ela, os incentivos fez a diferença em sua carreira profissional. 

Kaliane destacou a superação do jovem Wellington que está fora sala de aula por conta de um tratamento médico, após o mesmo ter perdido uma das pernas através de um tumor maligno. Alunos também deixaram suas homenagens, onde se emocionaram e emocionaram os presentes. Por fim, participaram das sessões de fotos, assim como do baile de formatura com a dança da valsa, receberam os Certificados e Diplomas, descerramento da placa e posteriormente recepcionaram amigos, familiares e convidados para o banquete que cada um dos formandos teve direito.




                                                                                  Por: SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário