sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Cacimbas, PB: Secretaria Municipal de Agricultura realiza reuniões itinerantes de prestação de contas ao homem do campo


A secretaria municipal de agricultura e EMATER de Cacimbas no interior do estado, através de seus funcionários, realizaram na tarde desta quinta feira 17/12, na capela de Nossa Senhora da Conceição da comunidade quilombola de serra feia deste município, uma reunião de mobilização com produtores rurais do referido setor.

A iniciativa faz parte de um plano de trabalho planejado responsável, desenvolvido estrategicamente pelos profissionais, numa forma de atender aos anseios dos agricultores em suas próprias localidades, diminuindo assim as distâncias e facilitando a vida destes com ações, serviços e programas essenciais a sua permanência no campo.

O secretário da pasta, Edilson Silva Nascimento, adotou uma metodologia de trabalho organizada, que valoriza e potencializa os trabalhadores, dando a estes mais oportunidades de participar de forma autônoma das decisões. Na visão do secretário, os atendimentos itinerantes, facilita a compreensão do público alvo, além de diminuir as burocracias, bem como as distâncias entre o poder público e os produtores.

Edilson fez uma análise comparativa de como era feitos os atendimentos aos agricultores anteriormente em relação com os dias atuais, o que chamou a atenção dos trabalhadores que refletiram positivamente sobre os dados, a partir dos resultados crescentes, que segundo eles melhorou em todos os aspectos, inclusive com a ampliação das vagas nos programas, a traves da implantação de novas políticas públicas destinadas a os menos favorecidos numa forma de diminuir as desigualdades sociais.

Na ocasião, as equipes fizeram diversos atendimentos do tipo: entrega de Declaração de Aptidão ao PRONAF- DAPs, entrega de boletos do Programa Seguro Safra 2015-2016, colheram assinaturas, deram orientações sobre abastecimento de água, através da operação dos carros pipas do Exército, falaram de vacinação bovina, Guia de Transição Animal- GTA, emissão de documentos pessoais, programas de financiamentos dentre outros.

O secretário, falou da estruturação das equipes de trabalho, bem como dos locais de atendimentos na Sede e no Distrito, na desburocratização dos serviços e na forma de atendimentos descentralizados, Edilson refletiu sobre os investimentos destinados aos agricultores. Segundo ele, apesar dos programas serem um direito dos trabalhadores, é preciso à sensibilidade dos gestores em fazer as adesões nas datas programadas.

O gestor lembrou algumas ações destinadas ao homem do campo nos últimos meses no município de Cacimbas: entrega de ração animal, distribuição de palmas forrageira resistente à cochonilha do carmim, entrega de filtros de barro com capacidade para 8 litros, vacinação dos rebanhos e comprovação in loco por parte dos funcionários, distribuição de grãos de milho, feijão e capim sorgo, dentre outras.

Por fim, o secretário, agradeceu aos presentes em nome das lideranças comunitárias, destacou a importância das parcerias, emitiu uma mensagem de Natal e Ano Novo e divulgou a agenda de atendimentos semanais da agricultura. Outras comunidades também serão atendidas com as mesmas ações em datas a serem confirmadas.


Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário