terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Cultura: Mais de 98% das cidades paraibanas possuem bibliotecas públicas


Dos 223 municípios da Paraíba, 219 têm biblioteca pública, mas somente 49 têm museus e 38 têm teatros ou salas de espetáculo. Os dados são de pesquisa Estadic/Munic Cultura 2014, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na segunda-feira (14).

O total de municípios com bibliotecas públicas representa 98,2% das cidades paraibanas, enquanto que as cidades com museu representam 21,9% e com teatro são 17%. Segundo a pesquisa, o estado é destaque no apoio financeiro a obras cinematográficas.

Com 71 municípios com iniciativas do tipo, em números absolutos, a Paraíba é o primeiro estado em cidades que apoiaram produção de filmes no ano passado. A publicação apresenta aspectos relevantes da cultura nos estados e municípios brasileiros, fornecendo informações sobre os equipamentos culturais, meios de comunicação, atividades artísticas e artesanais e pontos de cultura.

Ainda de acordo com os dados do IBGE, a Paraíba tem apenas quatro cidades com galerias de arte, 10 com cinemas, 14 com shoppings, 30 com bancas de revistas, 28 com livrarias, 71 com unidades de ensino superior e 213 com lan houses. As informações coletadas pelo IBGE para o Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros são fornecidas pelas próprias administrações estaduais e municipais.

fonte: VITRINE DO CARIRI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário