terça-feira, 21 de agosto de 2012

Em Pombal: TRE barra candidatura de Poliana


A Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) confirmou, na tarde desta terça-feira (21,) a decisão do juiz de primeiro grau que indeferiu a candidatura de Yasnaia Pollyanna Werton Dutra que disputa a prefeitura do município de Pombal. Com isso, a cidade fica com apenas um postulante apto a disputar às eleições, Mayenne Van.

Segundo o relator do processo, Miguel de Britto Lyra, “de acordo com a súmula vinculante número 18 do Supremo Tribunal Federal, Pollyanna não pode concorrer à reeleição porque, assim, ela estaria pleiteando um terceiro mandato”.

O fato é que Pollyanna é viúva de Jairo Feitosa que era prefeito da cidade quando morreu em setembro de 2007. Por conta disso, conforme entendimento da Corte paraibana, o primeiro mandato da candidata teria sido em 2008, ou seja, seria continuidade do mandato de Jairo. O voto do relator pelo indeferimento de Pollyanna foi acompanhado pelos demais membros do TRE com exceção de Márcio Accioly que se averbou suspeito.

O advogado da candidata, Marcos Gusmão, disse que vai recorrer da decisão. “Vamos recorrer junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Respeito à decisão do TRE, mas vou recorrer. Por se tratar de uma questão nova não há precedente neste tipo de julgamento. Acredito que o TSE vai rever essa decisão”, disse o advogado.

FONTE: POLITICAPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário