quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Governo assegura que programa do leite será retomado na Paraíba


Após quase três meses suspenso, o programa social que entrega leite à população carente no Estado da Paraíba será retomado nos 223 municípios do Estado. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome liberou a execução do programa e o governador Ricardo Coutinho assinou um termo de compromisso na tarde da quarta-feira (8) em Brasília que garante a liberação. Cerca de 120 mil famílias são beneficiadas, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

A Fundação de Ação Comunitária (FAC), órgão responsável por gerenciar o programa na Paraíba, informou que o leite já deve voltar a ser distribuído no dia 16 de agosto. Apenas os produtores que apresentarem condições sanitárias e funcionamento regulares poderão fornecer o leite. É preciso ter uma declaração de aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O programa estava suspenso desde o mês de maio, quando a Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) investigaram um esquema de fraudes contra o Ministério. De acordo com a PF, servidores da FAC teriam participação no esquema. Segundo a denúncia, o golpe envolvia falsos produtores rurais que não podiam fornecer o produto, já que não fazem parte do perfil de produtores da agricultura familiar.

Também há a suspeita de adulteração do leite, com água e substâncias químicas utilizadas no preparo para baratear o custo de produção e prolongar a vida útil. De 2005 a 2012, o programa recebeu na Paraíba cerca de R$ 280 milhões em recursos federais, segundo a CGU. O programa  estava parado porque a 3ª Vara da Justiça Federal havia proibido o pagamento aos produtores até que fossem concluídas as investigações.

Do G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário