quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Mais de 600 escolas ainda não atualizaram dados do Censo 2012


Gestores de 654 escolas paraibanas das redes municipal, estadual e particular, ainda não realizaram a atualização do Censo Escolar 2012 até o final da manhã de ontem. Mesmo o prazo sendo estendido até o próximo domingo, os núcleos de estatística das Regionais de Ensino da Secretaria de Educação, estão preocupados com o atraso para a emissão dos dados.

Essas informações servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, além dos recursos do (Fundeb).

De acordo com o levantamento parcial de dados de toda Paraíba, 60 escolas estaduais, sendo 29 de João Pessoa, ainda não haviam atualizado seus dados. Já na rede municipal, 100 unidades de ensino distribuídas em todo o Estado também não haviam disponibilizado seus dados, enquanto que a rede particular soma 494 instituições de ensino sem informações atuais sobre o seus quadro de alunos. Caso as escolas não enviem até o final do prazo as informações, elas poderão perder investimentos em diversas áreas.

O secretário de Estado da Educação, Harrison Targino, alertou sobre a importância da conclusão do Censo Escolar em tempo hábil. “É importante que todas as escolas se mobilizem para a entrega do Censo Escolar, lembrando que ele é a base para alocação de recursos e para o planejamento estratégico de investimentos e ações pedagógicas da Secretaria da Educação”, destacou o secretário, que aconselhou os gestores que tiverem dificuldades em acessar o sistema do Censo procurar as Regionais de Ensino para buscar auxílio.

Ao total, a Paraíba tem 6.347 escolas dentre as três redes de ensino, sendo 845 delas na estadual, 4.251 na municipal, e 1.251 na particular. O resultado do Censo 2011 apontou que foi registrado um total de 747.217 alunos matriculados nas três redes de ensino, desde a pré-escola até o ensino de jovens e adultos.

Segundo a chefe de Estatística da 3ª Região de Ensino, Júnia Coutinho, para a realização do Censo 2011 não foi necessário estender o prazo, e que o atraso para atualizar as informações, principalmente da rede privada, pode comprometer na construção do perfil dos alunos no Estado.

“Estamos dando toda a assistência possível para os gestores, mas mesmo assim foi necessário aumentar o prazo para que todos possam participar do censo. Acredito que até o próximo domingo seja necessário para que 100% das escolas possam atualizar seus dados, porque quem ficar de fora não poderá receber os recursos que são destinados às políticas de incentivo à Educação”, afirmou a chefe do setor em Campina Grande.

Fonte: Givaldo Cavalcanti / JP Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário