segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

De 500 cidades do Brasil com melhor índices em Educação, nenhuma é da PB


Segundo dados levantados pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), das 500 melhores cidades em educação no Brasil, nenhuma é paraibana. 

O quadro se mostra mais crítico ainda em virtude da baixa média brasileira, que é de 4,5 pontos em uma escala de 0 a 10. A Paraíba apresenta 4,1 pontos e João Pessoa soma apenas 4. Confira os rankings neste link.

Algumas cidades brasileiras, como é o caso de Sobral (CE), a primeira do ranking de qualidade na Educação, ganham destaque pelo desempenho bem acima da média nacional em oportunidades na área. No entanto, elas são exceção no contexto brasileiro. Com 201 mil habitantes, o município cearense apresenta 6,1 pontos (tendo sido o único acima de seis), algo que também não chega a ser extraordinário.

Avaliando todas as redes municipais de ensino, público ou privado, onde estudam crianças e adolescentes em idade escolar (0 a 17 anos), o país ainda deixa a desejar. O índice desenvolvido observa a qualidade da formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de educação infantil. 

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário