segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Equipes de saúde de Cacimbas realizam dia D de combate ao Aedes aegypti


O combate ao mosquito transmissor da dengue, zica vírus e chikungunya deve acontecer em todos os espaços e ser permanente e diário por parte de todos, porém, o Ministério da Saúde determinou o último sábado 13/02, como dia “D” da campanha contra o agente causador das doenças mencionadas.  

A Secretaria Municipal de Saúde, localizada em Cacimbas no interior do estado, recebeu os matérias e as orientações de última hora por parte da 6ª Gerência Regional com Sede em Patos, mesmo assim não deixaram de desenvolver ações preventivas. Agora com a volta as aulas, os profissionais da área, pretendem realizar outras campanhas em parcerias com a educação.
 
A secretária da pasta, Geiza da Cunha Alves, juntamente com seu esposo José Diniz Alves e os Agentes de Combate as Endemias: Wilson Couto, José Genilson, José Bezerra, distribuíram panfletos educativos para população, visitaram domicílios, analisaram os reservatórios de água, colocaram larvicida nas recipientes e orientaram os moradores pelas ruas da cidade.

Os profissionais lamentaram a forma desorganizada como o Ministério da Saúde fez esse ano, para eles a campanha teria surtido os resultados positivos esperados, caso houvesse um planejamento envolvendo as escolas e um público maior de pessoas. “Não basta mandar os matérias com as orientações para os municípios resolver, é preciso ter qualidade para atingir os objetivos, fazer só pra informar as estatísticas não adianta, ressaltou um agente.

Toda e qualquer ação desenvolvida nesse sentido é bem vinda para uma melhor qualidade de vida das pessoas, após a equipe conceder uma entrevista na Rádio local, muitas questões foram esclarecidas e diversos ouvintes passaram a desenvolver ações de combate ao mosquito e outros insetos. 

Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Tero. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário