quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Escolas da zona rural de Cacimbas são beneficiadas com cisternas de placas


Pelo menos nove escolas da zona rural da cidade de Cacimbas no interior do estado, foram contempladas com a construção de cisternas de placas, cada reservatório na forma cilíndrica tem a capacidade para armazenar 52 mil litros de água cada uma.Os recursos destinados para financiar o projeto, são oriundos do Ministério da Educação- MEC e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE.  

As escolas contempladas foram: Gonçalo Pereira do Fundamento de Baixo, Manoel Alexandre do Fundamento de Cima, Joaquim Alexandre da comunidade do Flamengo, Raimundo Pereira do Minador, Gabriel Alves Teixeira no Retiro, Agostinho Justo de Souza no São Gonçalo, João Heleno de Maria do Monteiro, Joaquim Cassiano Alves no quilombo de Serra Feia e José Cardoso na comunidade do Jardim.

As novas tecnologias vão servir para captar e armazenar água de boa qualidade das chuvas, para atendar as necessidades básicas dos alunos, professores e demais servidores da educação que trabalham nestes locais beneficiados com os investimentos. Os reservatórios são cobertos para evitar sujeiras e demais tipos de contaminação da água.

Outros benefícios das cisternas de placas são: a segurança hídrica em tempos de longas estiagens, onde os reservatórios podem ser abastecidos evitando que as aulas sejam interrompidas por falta de água, além do mais, as construções das cisternas favorecem a criação de postos de trabalhos temporários na região, melhoramentos nas calhas e telhados das escolas, produção de hortaliças, dentre outros.

Equipes de professores, merendeiras, auxiliares de limpeza, diretores, coordenadores e demais servidores destas escolas, participaram de cursos de formação, para aprender manusear os recursos hídricos, evitando os desperdícios e o uso inadequado da água. Debates foram fomentados em relação à convivência com o semiárido, bem como a sustentabilidade social, cuja mobilização foi feita pela Ação Social Diocesana de Patos.

Com achegada das chuvas na região, algumas cisternas já estão recebendo o líquido precioso, cujos índices pluviométricos acumulados até agora ultrapassam os (200 mm), tais populações dispõem de água potável de boa qualidade para beber, cozinhar, fazer limpeza e outros serviços do cotidiano. Os investimentos no setor ajudam a melhorar os indicadores sociais da população, além de democratizar ainda mais o acesso à água potável por parte das famílias de baixa renda.

Os recursos destinados para essa finalidade são oriundos do governo federal em parceria com os municípios que entram com a contra partida. Como o projeto é novo e chegou ao município no ano passado, algumas escolas estão com as obras para serem iniciadas, como é o caso da escola do Flamengo e a da Serra Feia.


Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário