A participação popular para escolher seus representantes tanto, do poder executivo, quanto do legislativo nos 5.565 municípios brasileiros, acontece no dia 7 de outubro deste ano de 2012. Com a aproximação do pleito, cresce as expectativas por parte dos prováveis candidatos, bem como do eleitorado como um todo.
Em Cacimbas cidade do interior paraibano apesar das especulações, muitas indagações e indefinições aumentam a curiosidade da população que só serão esclarecidas em junho deste ano em curso, após as convenções e registros das candidaturas.
Pelo que se sabe é que este ano irão disputar a Prefeitura Municipal de Cacimbas os pré-candidatos: Geraldo Terto da Silva (Léo), pelo PSB-40, e o atual Prefeito Nilton de Almeida pelo PMDB-15. Quantos aos vices de ambos os lados, ainda não foi divulgado oficialmente. Há rumores que essa escolha ficará por conta da cúpula dos partidos em acordo com a população.
Léo nunca ocupou cargo político e colocará seu nome a disposição do partido pela primeira vez, para disputar a Prefeitura contra o experiente e atual Prefeito da cidade Nilton de Almeida, que está em seu terceiro mandato frente a o munícipio.
Mesmo diante das incertezas e dúvidas que pairam sobre os eleitores, os possíveis nomes que estão sendo mais cogitados para concorrerem às eleições na condição de Vice a o lado de cada candidato estão na chapa de Léo são: Joãozinho de Pequena do Distrito de São Sebastião e Pedro Adelino (Pedim Galo) da mesma localidade. A o lado de Nilton falam-se em: Antônio Marcos (Secretário de Educação), Aurivan Pereira, Elizamar Arruda, filha do atual vice Prefeito Matheus ou Eliomar (Elí Secretário de Obras).
Em relação a os cargos de vereadores, o que se sabe é que os atuais noves parlamentares colocarão seus nomes à disposição do eleitorado para concorrerem com outros possíveis novos candidatos que a população tomará conhecimento em breve. Até o presente momento os assuntos correm nos bastidores aumentando a curiosidade de muita gente.
Por conta das proibições da justiça eleitoral, as pessoas que pretendem concorrer a um cargo eletivo, precisam atender alguns requisitos e não podem realizar nenhuma manifestação pública que caracteriza campanha antecipadamente, do contrario sofrerão as penalidades da Lei.
Outros assuntos pertinentes:
Nas últimas eleições municipais ocorridas em 2008, Cacimbas contava com 4.021 (Quatro Mil e vinte e um eleitores) aptos para votarem, de acordo com informações do Cartório Eleitoral da 30ª Zona Eleitoral de Teixeira na Paraíba.
O No Brasil, o voto se torna obrigatório para as pessoas com idades entre 18 e 70 anos de idade, mas para quem deseja exercer a cidadania desde cedo, pode votar a partir dos 16 anos até o fim da vida. Para quem completa 16 anos até o dia da votação e ainda não dispõem do título de eleitor poderá procurar o Cartório Eleitoral até 09 de maio com os seguintes documentos: Xerox da identidade, ou qualquer outro documento oficial com foto, Xerox do registro de nascimento e comprovante de residência, para requerer título Eleitoral.
Por: Olavo Silva/foto ilustrativa retirada da internet
A distribuição de bicicletas que foi feita neste ano pode ser considerada compra de votos?
ResponderExcluirEi, responde.
Excluirsei lá
ResponderExcluir