segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cacimba realiza evento cultural em alusão aos 18 anos de emancipação política

Mais de mil pessoas lotaram as dependências da Escola Municipal Tertulino Cunha em Cacimbas interior da Paraíba, para assistirem e prestigiar a melhor safra de cantores e repentistas do Nordeste brasileiro que se fizeram presente para homenagear a cidade e seus munícipes pelos seus 18 anos de emancipação política.

Os admiradores de todas as idades e classes sociais vindo de diversas cidades do estado paraibano e também de Pernambuco se abasteceram de muita cultura, informações e conhecimentos a partir de cada verso e estrofes entoados pelos artistas populares:

Mocinha da Parceira e Minervina Ferreira, Jonas Bezerra e Zé Viola, Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano, Sebastião Dias e João Paraibano, Valdir Teles e Sebastião da Silva. O evento cultural teve a apresentação e participação especial de Mariana Teles que encantou a plateia com poesias de sua autoria, bem como de outros grandes nomes da cantoria. A poetisa aproveitou a oportunidade para lançar seu primeiro trabalho que foi aplaudido e adquirido por muitas pessoas. 
O projeto CACIMPOESIA está no seu segundo ano, apesar da pouca idade é noticia no cenário cultural da poesia e do repente. A cantoria é um movimento cultural popular que teve origem na Serra de Teixeira, sobre tudo na zona rural, tal movimento se fortalece a cada passo e nos leva a perceber que o conceito ultrapassado de que cantoria é algo de “matuto” camponês ou de pessoas de mais idades acaba sendo desmistificado e compreendido sob outra ótica de pensamento.  

Quando nos deparamos com um público heterogêneo formado de pessoas de todas as camadas sociais e nível sócio cultural distinto, nos convencemos de que tal movimento está presente em todos os setores e seguimentos da sociedade. Foi registrada a presença do Prefeito Nilton de Almeida, a esposa dele Maria das Graças, juntamente com alguns dos seus secretários e dos Vereadores: Alyson de Luna, José Diniz,Cícero Bernardo Cesar, Auziram Pereira, que prestigiaram e demostraram gostar e valorizar a cultura popular brasileira. 

Para os mais apressados perderam os momentos memoráveis com o poeta dono de um timbre de voz invejável, o Zé Viola que tocou e interpretou as mais lindas canções do campo da poesia. Momentos marcantes que dispensa comentários e adjetivos serão mostrados através de registros fotográficos e de outros meios midiáticos.

Add caption

Add caption



Add caption










 





Por: Olavo Silva da Rádio 104FM de Cacimbas, PB. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário