segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cacimbas,PB: Alunos da Escola Municipal Tertulino Cunha realizam trabalho sobre o meio ambiente

Aquecimento global, problemas com o lixo, escassez de recursos naturais, extinção das espécies, equilíbrio e desiquilíbrio ecológico, foram alguns dos temas apresentados na tarde desta segunda – feira (28/05/2012) na Escola Municipal Tertulino Cunha pelos os alunos do 3º ano do Ensino Médio do EJA (Educação Jovens e Adultos), da cidade de Cacimbas interior da Paraíba,  sob a coordenação da professora de Arte katiana Cunha.

Os alunos formaram grupos para elaborar e apresentar suas produções realizados com sementes de plantas e outros recursos naturais retratando os problemas ambientais e as possíveis soluções. A educadora destacou a coragem e a dedicação dos estudantes na realização e exposição dos trabalhos, o que deixou os estudantes ainda confiantes. A partir da ideia o grupo pretende envolver pessoas da comunidade e instituições parceiras.

“Parabéns a toda turma pela desenvoltura e pela forma como fizeram e apresentam os trabalhos, com as ferramentas que temos ao nosso favor podemos ir longe, encarem isso como um desafio, na certeza que é apenas o começo” pontuou a professora.
O grupo acredita que por meio da mídia e das redes sociais é possível registrar esses momentos podendo expandir o projeto compartilhando a ideia e debatendo com outras pessoas interessadas. O próximo passo agora é a realização de uma exposição para divulgar o projeto junto à comunidade.
Confira a seguir um ensaio e mais fotos do momento das apresentações:






Aquecimento global: um assunto que preocupa!
Nas últimas décadas o problema do aquecimento global só tem piorado num ritmo bastante acelerado, se tornando quase que incontrolável. A problemática é resultado das ações impensadas dos humanos que vem provocando a natureza através do desmatamento, queimadas, caça predatória, poluição dos rios e produção de lixo em grandes quantidades.
A população humana vem se multiplicando supreendentemente e a pesar alguns recursos naturais serem renováveis, estes não acompanham tal crescimento, trazendo sérias consequências para o planeta e espécies. Diante da situação caótica se percebe que somente por meio da educação, é possível encontramos alternativas que nos leve a uma profunda reflexão para entendermos a necessidade de tomarmos medidas urgentes para conter os problemas que agridem sem piedade o meio ambiente.
Para alguns, os avanços tecnológicos tem se tornado o principal vilão desse problema, para outros, são ferramentas eficazes que podem ser usadas para auxiliar no enfrentamento da situação, no que se refere à multiplicação e compartilhamento de saberes por meio da propagação de ideias que ganhem notoriedade nos diversos espaços e setores sociais ao ponto de despertar nas pessoas, o entusiasmo e compromisso de fazer algo em prol da natureza.
É preciso entender que as futuras gerações dependem de nossas ações na atualidade, ou seja, precisam de condições essências para sobreviver, caso nada seja feito nada para garantir tais condições, a vida do planeta se torna cada vez mais difícil sem as belezas e os recursos que herdamos dos nossos antepassados.





Por: Olavo Silva com/Turma do 3°Ano do EJA da E.M.E.F. Tertulino Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário