quarta-feira, 16 de maio de 2012

Áreas rurais da Paraíba receberão cisternas para o combate a seca


Com o objetivo de garantir às famílias que vivem na área rural da Paraíba acesso à água para produção de alimentos, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) publicou edital para formalizar com o estado, convênios de até R$ 32 milhões. O recurso permite construir cerca de 3,2 mil unidades.


A meta do governo federal é melhorar o acesso a bens essenciais, contribuindo para a redução da extrema pobreza e para a melhoria da qualidade de vida dessa população.

A ação se insere no Plano Brasil Sem Miséria e no Programa Água para Todos, cujas metas incluem a universalização do acesso à água para produção para 600 mil famílias rurais. Para outras 750 mil, serão construídos cisternas e sistemas simplificados coletivos para consumo.

Segundo o Censo 2010 do IBGE, existem 50.359 famílias na zona rural da Paraíba em situação de extrema pobreza. Já pelos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, em torno de 50.682 famílias de baixa renda não possuem acesso à rede pública ou outra fonte de água potável.

Programa – Desde 2003, o governo federal desenvolve ações para garantir a universalização do acesso, o gerenciamento e a valorização da água como direito essencial da vida e da cidadania. Com o Plano Brasil Sem Miséria, foi criado, em 2011, o Água para Todos, integração de esforços de órgãos federais que já vinham desempenhando atividades de acesso à água.

São famílias extremamente pobres, moradoras de áreas rurais, que sofrem com os efeitos das secas prolongadas e não têm fonte de água ou meio de armazená-la adequadamente para suprir suas necessidades básicas. Estão em situação de extrema pobreza ou de pobreza e incluídas no Cadastro Único.

O acesso à água muda a vida das pessoas, que não mais precisam deslocar-se por longas distâncias para buscá-la em açudes, poços e barreiros. Podem assim readequar seu tempo para atividades como educação, capacitação e lazer. As mulheres ganham tempo para cuidar dos filhos. A família conquista autonomia de gestão do uso da água e, com a melhoria da qualidade, reduzem-se as doenças.

Com acesso a água para produção, as famílias se fixam no campo, com oportunidades de plantar e criar animais tanto para consumo, melhorando assim sua alimentação, quanto para comercialização, gerando renda extra.

O Edital de Justificativa nº 8, de 10 de maio de 2012, foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (15) e está disponível no Portal do MDS (www.mds.gov.br/segurancaalimentar/editais).



Fonte: redação com/vitrinedocariri


Nenhum comentário:

Postar um comentário