sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cacimbas, PB: Menores são proibidos de conduzir veículos motorizados

A partir desta sexta feira dia (25/052012), fica terminantemente proibido menores de 18 anos de idade conduzir carros ou motocicletas na cidade de Cacimbas PB, caso sejam flagrados o veículo será apreendido e encaminhado juntamente com os pais e/ou responsáveis até a Delegacia local para ser lavrado o T.C. O (Termo Circunstancial de Ocorrência).

De acordo com as leis de trânsito, é proibido menores de 18 anos conduzirem motocicletas ou veículos motorizados, sendo considerada uma infração grave para quem pratica tal ação desrespeitosa.

Para coibir esse tipo de infração a Polícia Militar em Cacimbas interior da Paraíba, através do Sargento Adeílton e do Cabo de Polícia Ranieri avem fazendo um trabalho educativo e de advertência juntos a comunidade para que os pais se conscientizem e não permita seus filhos menores de idade conduzam veículos motorizados evitando as consequências que podem ir de uma advertência, pagamento de cesta básica, prestação de serviço comunitário e até apreensão do veículo.

A sociedade organizada poderá ajudar a Polícia manter a ordem, a segurança e o bem estar de todos por meio de denuncias anônimas.

Olavo Silva com/Polícia Militar/Foto ilustrativa retirada da internet. 
Confira outro artigo relacionado a o tema:
Jovens e Trânsito
Com a chegada da maioridade (18 anos), o sonho de todo jovem é aprender a dirigir e tirar sua carteira de motorista.
Isso acontece porque dirigir proporciona a sensação de liberdade, tão desejada na fase da juventude, quando os jovens querem ser independentes, tomar suas decisões, não ficar mais sujeito às determinações de seus pais.
Para dirigir é necessário que o motorista seja responsável, que mantenha atitudes de respeito às leis envolvidas no trânsito, como: semáforos, faixa de pedestres, estacionamentos, limites de velocidade, sentido das ruas, além de ter que respeitar as pessoas que compartilham o mesmo direito, sendo pedestres, motoqueiros ou outros motoristas.
O grande problema do trânsito é a bebida alcoólica, que causa acidentes em grandes quantidades, pondo em risco a vida das pessoas. Em consequência disso, temos a atual lei que proíbe de dirigir aqueles que consumiram qualquer tipo de bebida com álcool.
Em poucos meses de implementação da Lei Seca – 11.705/2008, que modificou o Código de Trânsito Brasileiro, os índices de acidentes reduziram em proporções consideráveis, trazendo mais segurança para a população, diminuindo os casos de óbitos em até quase 70%, segundo o Instituto Médico Legal de São Paulo.
Segundo o Presidente da associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Flávio Adura, "A lei evita que, diariamente, 50 pessoas morram que 300 fiquem feridas e que 120 fiquem com alguma sequela. São 200 internações hospitalares a menos e uma economia diária estimada em R$ 45 milhões".
Além disso, dados do Ministério da Saúde apontam para os resgates do SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de urgência, que comprovam que esses diminuíram cerca de 24%, desde a implantação da lei.
O fundamental é que crianças e jovens sejam educados dentro dessas medidas, numa visão de conscientização, a fim de tornarem-se melhores motoristas e cidadãos compromissados com a segurança.
Por Jussara Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário