segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Mulheres de luta de luto! Morre a líder quilombola sertaneja Maria do Céu



A líder quilombola da cidade de Santa Luzia – PB, Maria do Céu Ferreira da Silva, 43 anos, não resistiu aos ferimentos por queimadura que foram causados pelo seu ex-marido. Ela faleceu neste domingo, dia 06, no Hospital de Urgência e Trauma em Campina Grande. A cidade de Santa Luzia, as mulheres que lutam por igualdade social e os movimentos sociais estão de luto!

O covarde atentado à vida da líder quilombola aconteceu na sexta-feira, dia 27 de setembro. O ex-marido, que não teve o nome revelado, estava resistindo ao fim do relacionamento com Maria do Céu e após uma discussão, agrediu e ateou fogo em um botijão de gás o lançando sobre a líder que teve 70% do corpo queimado. Na tentativa de assassinato, a filha adolescente de Maria do Céu também foi machucada e teve queimaduras na ânsia de ajudar a mãe diante do agressor.

Maria do Céu Ferreira da Silva era louceira e muito respeitada por todos da cidade de Santa Luzia e por diversos setores dos movimentos de igreja e sociais. A líder era presidente da Associação das Louceiras Negras da Serra do Talhado e a principal liderança da comunidade quilombola da Serra do Talhado Urbano, também em Santa Luzia – PB.

Maria do Céu, ou simplesmente Céu como era chamada carinhosamente por todos, deixou 4 filhos. O mais velho com 22 anos e os demais com 10, 12 e 14 anos. “Maria do Céu era uma liderança valorosa, uma mulher generosa. Grande de alma, mente e coração. Não media esforços para defender o povo quilombola e as mulheres negras que lutam por melhorias para a sua comunidade. Ela era uma mulher de coragem que usava a sua voz com empoderamento. Sem ter concluído a primeira fase do 1º grau, ela falava fazia falas públicas e utilizava o microfone com habilidade”, disse a amiga Gilcleide Lemos.

Jozivan Antero - Patosonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário