quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cacimbas, PB: homem é encontrado morto em açude


O agricultor Paulo Jorge do Carmo Luiz de 40 anos de idade (foto), conhecido por Paulo de Mariinha, residente no Sítio Tamanduá zona rural de Cacimbas interior da Paraíba foi encontrado morto no açude do Sítio Cipó na manhã desta quinta feira (07/06), por familiares.

A principal hipótese da morte de Paulo foi uma possível asfixia (sufocado), após o mesmo ter sofrido um ataque epiléptico e desmaiado já que ele sofria da doença epilepsia e não chegou a beber água. Ele foi encontrado com o corpo para fora da poça e a cabeça mergulhada na água e na lama. O corpo foi removido pela própria família. Segundo alguns parentes, Paulo de Mariinha era considerada uma pessoas querida que sofria da doença desde 2006,mas levava uma vida normal.

“Paulo havia suspendido o uso dos remédios por conta própria a duas semanas e para agravar a situação estava bebendo, quando fazia isso as crises eram frequentes, mas sempre tinha alguém por perto para socorrer, dessa vez ele não teve a mesma sorte saiu para trabalhar e caiu dentro da água e como não tinha ninguém por perto foi fatal”, revelou um parente da vitima.

Paulo deixa cinco filhos órfãos e a esposa Nina Soares viúva. O corpo está sendo velado na casa onde residia e o sepultamento está marcado para acontecer na manhã desta sexta feira (08/06) no Cemitério “Eterna Morada” em Cacimbas Paraíba. 


Algumas fotos do local onde Paulo foi encontrado:
POÇA DE ÁGUA ONDE FOI ENCONTRADO O CORPO DE PAULO 


FOTO DE REPRODUÇÃO DE PAULO




Confira um artigo que trata da doença:



O que é Epilepsia?

Por Dra. Maria Eduarda Bécho Freitas Arger

Epilepsia é uma doença neurológica crônica caracterizada por crises epilépticas recorrentes. Uma crise convulsiva ocorre quando um grupo de neurônios no cérebro envia descargas elétricas excessivas a outros neurônios do cérebro. A intensidade e o tipo das crises dependem da região do cérebro acometida e do quão acometida foi essa região.

Como podem ser essas crises?

A mais comum é a crise tônico-cônica ou convulsão, que envolve o cérebro como um todo, a pessoa fica rígida, cai no chão e começa a debater-se. Em outros tipos de crises a pessoa pode sentir um formigamento no braço seguido por pequenos abalos porque a região do cérebro afetada comanda as sensações e o movimento desse braço.

Também pode se manifestar como uma alteração de comportamento, na qual a pessoa pode falar coisas sem nexo. Em outro tipo de crise o paciente fica “ausente”, “fora do ar”, e não responde a chamados e não faz nenhum tipo de contato com o meio.

O que fazer quando alguém tem uma crise?

1) Fique calmo, e tenha em mente que a crise em geral não demora.
2) Coloque a pessoa deitada de lado, e se possível com a cabeça elevada (com um travesseiro, por exemplo)
3) Remova da área objetos com os quais a pessoa pode se ferir.
4) Não coloque nada na boca do paciente, e não prenda a sua língua com colher ou outro objeto. Há uma crença popular que diz que a língua do paciente enrola e pode ser engolida durante a crise. É IMPOSSÍVEL O PACIENTE ENGOLIR A LÍNGUA! Se você introduzir algum objeto da boca do paciente, pode acidentalmente quebrar os dentes da pessoa. E ATENÇÃO: você pode ter seus dedos mordidos caso tente segurar a língua do paciente!
5) Não dê nada para a pessoa beber ou comer!
6) Nas seguintes situações, ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192):
• Se a crise durar muito tempo
• Se a pessoa tiver várias crises em um curto período de tempo
• Se a pessoa não recuperar a consciência após a crise

Se eu tive só uma crise, devo procurar um médico?

SIM!!! Embora uma crise única não signifique que você tem epilepsia, você deve procurar um médico para saber o que provocou esse episódio. O diagnóstico, porém, só poderá ser feito a partir da segunda crise.
A chance de uma pessoa que teve uma só crise única ter a segunda crise é mais ou menos 30%. Se iniciarmos o tratamento nesses casos, estaremos tratando 70% das pessoas indevidamente, sem necessidade.
Já da segunda crise em diante, já temos outro cenário, uma vez que 80 a 90% dos pacientes que tiveram a segunda crise podem ter a terceira ou a quarta. Nesse último caso então as estatísticas justificam o início do tratamento.

Referências

Epilepsia

Crises epilépticas e epilepsias ao longo da vida: 100 questões práticas- Liga Brasileira de Epilepsia- 2006
Epilepsia/Convulsão – Ataque Epiléptico
Dra. Maria Eduarda Bécho Freitas Arger
CRM-MG 52906 - Médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Clique aqui para ver o currículo Lattes

IMPORTANTE

Sempre procure um médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e prescrever medicamentos. As informações disponíveis neste blog são de caráter exclusivamente informativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário