terça-feira, 12 de junho de 2012

Ônibus ameaçam parar de circular no São João de Campina Grande


As empresas de ônibus municipais que fazem o transporte de passageiros na cidade de Campina Grande decidiram em reunião da categoria na segunda-feira (11) que vão parar de circular nas madrugadas dos dias de festa de São João.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sitrans) o motivo são os constantes ataques de vândalos nos trajetos entre o terminal de integração, próximo ao Parque do Povo, e os bairros da cidade.

As empresas colocaram ônibus extras levando e trazendo passageiros em um horário especial, em que não há transporte público na cidade, das 0h às 4h. Essa medida acontece todos os anos no período da festa junina para possibilitar o transporte para quem vai ao Parque do Povo, segundo o superintendente do Sitrans, Anchieta Bernadino.

Mas o que o sindicato alega é que os vândalos estariam quebrando equipamentos eletrônicos, vidros, bancos e amassando a lataria dos carros, além de não pagarem a tarifa. As empresas estão calculando os prejuízos com os ataques, mas já retiraram de circulação os ônibus que foram depredados. Eles estão sendo consertados e foram fotografados para justificar a queixa-crime que as empresas deverão prestar na polícia.

O sindicato enviou um documento à Superintendência de Trânsito e Transporte Públicos (STTP) informando o problema que está acontecendo e explicando que os ônibus devem ser retirados do horário para evitar os prejuízos para as empresas. "Não recebemos ainda nenhuma notificação, mas o serviço não pode simplesmente parar", garantiu o superintendente da STTP, Salomão Augusto.

Para resolver a situação, a STTP informou que o comando da Polícia Militar garantiu que vai fazer a escolta dos ônibus na saída do terminal de integração e uma equipe ficará de prontidão de forma fixa no local no horário.

As imagens das câmeras instaladas nos ônibus e no terminal também serão analisadas para que a polícia chegue até os suspeitos. Caso a situação melhore, o sindicato informou que pode rever a decisão e voltar a circular nas festas juninas.

Os visitantes da festa correm o risco de perder o acesso a alternativa dos ônibus porque, segundo Anchieta, os carros estariam sendo alvo de ataques de vandalismo. "É com muita preocupação que observamos a repetição desses atos, que colocam em risco o patrimônio público e o serviço de transporte urbano, bem como a integridade física dos passageiros e trabalhadores", disse.

De acordo com a STTP, são 40 ônibus rodando no período das 0h às 4h nos dias de maior fluxo do São João. Eles fazem todas as linhas que existem em Campina Grande. A frota total de veículos na cidade é de 180 carros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário