quinta-feira, 21 de junho de 2012

Desterro, PB: equipe da Escola Nevinha Dantas promove noite de Cultura




Cultura popular é entendida como um conjunto de saberes, crenças, costumes, valores, modos, manifestações, transformações materiais e imateriais praticadas e vivenciadas por grupos de pessoas das mais diferentes realidades.

A Escola Municipal Nevinha Dantas do Distrito de Tataíra de Desterro cidade do interior da Paraíba, promoveu uma noite de cultura para um público entusiasmado nesta quarta feira (20/06/2012). Alunos do 1º ao 9º ano se encarregaram de mostrar na prática o valor e a importância cultural da região.

A coordenação do evento organizou exposições fotográficas, objetos antigos, comidas típicas da culinária local, faixas e cartazes com informações sobre vida e obra do “Eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga,” o ícone da música popular brasileira homenageado no seu centenário. Houve diversas apresentações de danças de quadrilhas juninas, homenagens aos artistas locais além de muito forró pé de serra com Heleno Fonseca e Banda.





A professora e historiadora Gorete Leite conceituou História e Cultura como dois universos de conhecimentos e saberes inseparáveis necessários para o acúmulo de informações. Ela destacou a importância de Luiz Gonzaga para a riqueza cultural e divulgação do Nordeste no cenário nacional. A educadora Luciana Oliveira disse que a cultura brasileira não teria todo esse brilho e importância a o ponto de ser exportada para outras regiões se não fosse por meio da influência das músicas irreverentes de Luiz Gonzaga.


“Vindo de família simples, desde cedo demonstrava interesses em contribuir e influenciar a cultura nordestina, com seu estilo diferenciado, legado herdado do seu pai também sanfoneiro Januário, ouvir Luiz Gonzaga, é entender como ele encontrava inspiração para transformar a dor em esperança e cativar um público tão grande que nem ele próprio imaginava conquistar, expôs à educadora.


Luciana aproveitou para criticar os ritmos “modernos" que descaracteriza e enfraquece a cultura tradicional, ela defende políticas educacionais afirmativas capazes de descobrir novos talentos e valorize os já existentes não só nessa época de festas juninas, mas todos os dias do ano.

Com a realização deste evento cultural, a equipe da Escola Nevinha Dantas em Tataíra fica com o sentimento de dever cumprido e ainda guardam um farto material fotográfico e de áudio visual como forma de recordação e fonte de pesquisas para alunos, educadores, comunidade e demais interessados em cultura popular.


Confiram mais fotos do evento cultural no Distrito de Tataíra de Desterro, PB:





















Fonte: Rádio 104FM de Cacimbas,PB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário