segunda-feira, 4 de junho de 2012

População do Nordeste brasileiro sofre com os efeitos da maior seca dos últimos tempos

 A população nordestina, sobre tudo as que residem na zona rural amargam os efeitos devastadores das estiagens que assombra e devastam as espécies de plantas e animais, além de agravar a qualidade de vida das pessoas que na maioria das vezes são “expulsas” de seus espaços por conta do fenômeno.


Carros pipa, tratores improvisados são as únicas formas de levar algumas gotas de água dos poucos reservatórios que resistem a seca uma das maiores dos últimos quarenta anos, para os mais diversos recantos das localidades. Jumentos e carros de boi fazem trajetos onde a assistência do poder público não chega, pessoas se deslocam a longas distâncias com uma lata de água turva na cabeça ou galão no lombo para amenizar suas necessidades diárias.


Muitas espécies já migraram para outras regiões, outras morreram, enquanto que alguns animais domesticados sofrem sem pastagem e condições suficientes para se manterem de pé. Para o gado o mandacaru e algumas raquetes de palma com água barrenta têm sido as únicas fontes de alimentação para os rebanhos sobreviventes.


O governo tem disponibilizado recursos para os produtores que sofrem com os efeitos das estiagens, a fim de fortalecer a agricultura familiar disponibilizando empréstimos com juros mais baixos, palma forrageira, sementes e raçoes com preços acessíveis, abertura de poços artesianos e construções de cisternas para armazenar água.  

O estado da Paraíba já contabiliza um total de 195 cidades em estado de emergência. Apesar da escassez de recursos naturais, é possível encontrarmos alguns contrastes onde, algumas espécies que nos encantam com suas belezas aparecem numa demonstração que o Nordeste apesar da seca conserva grandes e belas paisagens naturais que resistem as adversidades. 

Confira mais algumas fotos feitas por: Olavo Silva sobre a temática:























por:  Olavo Silva da Rádio 104FM de Cacimbas -PB.




Nenhum comentário:

Postar um comentário