quarta-feira, 12 de junho de 2013

Consumidores reclamam de valor de contas da Cagepa na PB, diz Procon



A recorrência de consumidores insatisfeitos no Procon de João Pessoa devido aos valores cobrados nas contas da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) fez com que a coordenadora do Procon-JP, Nadja Palitot, se reunisse com a diretoria da companhia para discutir a situação. Consumidores reclamam que contas variaram em até 100% de um mês para o outro, segundo informou a coordenadora do órgão.

Nadja Palitot explicou após reunião com a Cagepa que parte deste aumento no valor das contas pode estar ligado à troca dos medidores de consumo. Segundo ela, os equipamentos precisam ser trocados após cinco anos, pois perdem cerca de 30% da capacidade de medição. “Dados científicos comprovam a defasagem dos medidores. A Cagepa explicou que em alguns casos os consumidores estavam pagando menos do que consumiam justamente devido à perda dessa capacidade", completou.

Através da assessoria, a Cagepa afirmou que a ocorrência do aumento das contas deve ser analisada caso a caso. A Companhia explica que o crescimento do valor da conta de um mês para o outro não está necessariamente ligado à troca dos medidores.

Em alguns casos a leitura não é feita e é cobrado um valor médio dos meses anteriores ou existe um vazamento que o consumidor não identificou. Nos casos de uma alteração significativa entre um mês e outro, a Cagepa recomenda que o consumidor procure a companhia para identificar a causa do aumento. Dependendo do caso, a conta pode ser refaturada.

Uma nova reunião entre Cagepa e Procon-JP acontecerá na próxima segunda-feira (17) para discutir estas ocorrências. O Procon-JP recomenda que os consumidores continuem registrando as ocorrências por meio de queixas no próprio órgão de defesa do consumidor, para que nesta nova reunião sejam apresentados mais casos e que discutam propostas para resolver ou evitar situações semelhantes.

Do G1 PB/ imagem ilustrativa do google

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