A recorrência de consumidores insatisfeitos no Procon de
João Pessoa devido aos valores cobrados nas contas da Companhia de Águas e
Esgotos da Paraíba (Cagepa) fez com que a coordenadora do Procon-JP, Nadja
Palitot, se reunisse com a diretoria da companhia para discutir a situação.
Consumidores reclamam que contas variaram em até 100% de um mês para o outro,
segundo informou a coordenadora do órgão.
Nadja Palitot explicou após reunião com a Cagepa que
parte deste aumento no valor das contas pode estar ligado à troca dos medidores
de consumo. Segundo ela, os equipamentos precisam ser trocados após cinco anos,
pois perdem cerca de 30% da capacidade de medição. “Dados científicos comprovam
a defasagem dos medidores. A Cagepa explicou que em alguns casos os
consumidores estavam pagando menos do que consumiam justamente devido à perda
dessa capacidade", completou.
Através da assessoria, a Cagepa afirmou que a ocorrência
do aumento das contas deve ser analisada caso a caso. A Companhia explica que o
crescimento do valor da conta de um mês para o outro não está necessariamente
ligado à troca dos medidores.
Em alguns casos a leitura não é feita e é cobrado um
valor médio dos meses anteriores ou existe um vazamento que o consumidor não
identificou. Nos casos de uma alteração significativa entre um mês e outro, a
Cagepa recomenda que o consumidor procure a companhia para identificar a causa
do aumento. Dependendo do caso, a conta pode ser refaturada.
Uma nova reunião entre Cagepa e Procon-JP acontecerá na
próxima segunda-feira (17) para discutir estas ocorrências. O Procon-JP
recomenda que os consumidores continuem registrando as ocorrências por meio de
queixas no próprio órgão de defesa do consumidor, para que nesta nova reunião
sejam apresentados mais casos e que discutam propostas para resolver ou evitar
situações semelhantes.
Do G1 PB/ imagem ilustrativa do google
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