quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Cacimbas-PB: Profissionais de psicologia a derem a Campanha “Setembro Amarelo” visando à prevenção do suicídio e o combate às doenças psíquicas


A depressão é uma doença antiga, silenciosa e considerada complexa que atinge a mente humana independentemente da cor, raça, gênero, idade, classe social, religião ou de qualquer outra condição. A depressão também é caracterizada pela alteração do humor e tida por muitos especialistas como o mal do século. 

Preocupados com os índices de mortes provocados pelos transtornos psíquicos, bem como com os mitos e preconceitos que pairam sobre a doença, profissionais da psicologia do mundo inteiro estão mobilizados com a Campanha do “Setembro Amarelo”. Os eventos educativos têm por finalidade chamar a atenção das pessoas para o fortalecimento dos vínculos familiares na tentativa de ampliar os debates sobre o tema em questão, visando o bem estar e o apoio às vítimas.

Nessa quarta feira 20, os psicólogos Thomé Xavier e Jaqueline Peixoto, participaram do programa jornalístico da rádio local em Cacimbas, na ocasião, fizeram uma retrospectiva histórica do movimento, refletiram sobre os casos de suicídio e alertaram os ouvintes para a necessidade de se combater os estereótipos em torno do mal que acaba com as vidas de pessoas que por diversos motivos perdem a vontade de viver.

A depressão ainda é um mistério, mas se diagnosticado precocemente tem grandes chances de cura, para os profissionais, os fatores que podem desencadear uma depressão são muitos, podendo variar de acordo com a personalidade de cada sujeito, dentre os quais se destacam: problemas com álcool, ou drogas ilícitas, velhice, disfunção erétil, desemprego, doenças graves, decepção, separação, dívidas, angústias, estresse, percas, amputação, mortes de pessoas próximas etc.

Os profissionais ainda divulgaram as ações ofertadas aos usuários como é o caso do CAPS disponível na cidade de Desterro e em Teixeira, com as terapias ocupacionais dos grupos, visitas, aulas de violão, karatê, oficinas e serviços de interações sociais e nos casos extremos a parte medicamentosa com internação ou tratamentos específicos. Para os psicólogos as dificuldades ainda são enormes por conta da falta de conhecimento da população agravada pelos preconceitos. 

A pesar de silenciosa, a doença dar alguns sinais que devem ser levados a sérios e avaliados por especialistas, como: falta de apetite, perca de peso, insônia, falta de concentração, irritabilidade, isolamento, desinteresse pelos estudos autoestima baixa. Os debates em torno do tema devem ser expandidos nas escolas, igrejas, associações, clubes, sindicatos, ONGs, secretarias e demais grupos sociais, pois prevenir é o melhor remédio.

O movimento é uma realização da Secretaria Municipal de Ação Social com o apoio da Prefeitura de Cacimbas com um novo tempo para todos. Prefeito Léo Terto. IMAGENS ILUSTRATIVAS. SECOM/PMC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário