sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Mesmo com proibição, caixas d'água e telhas com amianto são vendidas


O amianto, substância cancerígena utilizada para fabricar caixas d’água e telhas, foi proibido há 14 anos em São Paulo. Mesmo assim, a reportagem do SPTV encontrou diversos anúncios na internet de produtos que ainda são fabricados com o material. A mistura de amianto, que é uma fibra natural, com cimento pode causar várias doenças, inclusive o câncer, quando inalada ou ingerida pelas pessoas.

Em 2001, a cidade de São Paulo aprovou uma lei que proíbe a venda de material com a substância. O estado de São Paulo tomou a mesma decisão em 2007.

Fernanda Janazzi, fundadora da Associação Brasileira dos Expostos de Amianto, alertou que ter uma caixa d’água velha é um risco grande para a saúde: “O problema é que as caixas d’águas são limpas com produtos abrasivos, que é pra tirar aquele limo que fica aderido. Essa limpeza vai removendo as fibras, então a caixa d’água com muito tempo de uso tem fibras que vão ser ingeridas na medida em que forem sendo utilizadas no consumo humano”.

A produção do SPTV conversou, sem se identificar, com uma atendente de loja. Questionada sobre o material de fabricação dos produtos, a vendedora respondeu: “Cerâmica, amianto, concreto. O telhado de amianto fica mais barato do que o de cerâmica, porque as telhas são maiores”, disse.

A reportagem também flagrou anúncios de caixas d’água antigas à venda. O Conselho Nacional de Meio Ambiente determina que telhas e caixas d’água com amianto sejam descartadas em aterros especializados. A prefeitura diz que Ecopontos não podem receber esse tipo de material, que é considerado perigoso.

Fonte: G1 de São Paulo/ imagens ilustrativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário