segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Vereador protocola Projeto de Lei que pede o fim do uso do capacete em cidade paraibana por conta da onda de violência na região


O Vereador e comerciante Paulo Araújo Leite (PRB) apresentou nesse domingo 20/08 na Câmara Municipal de Cacimbas PB, o Projeto de Lei de sua autoria que defende a não obrigatoriedade do uso do capacete para motoqueiros e caronas no perímetro urbano da cidade. 

A justificativa do edil, se pauta nas dificuldades de se identificar pessoas desconhecidas que chegam aos estabelecimentos comerciais ou residências podendo se valer dessa prerrogativa para cometerem crimes sem serem reconhecidos.  

A pesar da obrigatoriedade do item de segurança está amparado por Lei Federal, o uso obrigatório do acessório nas pequenas cidades que compreendem a Comarca de Teixeira só passou a ser exigido no início de janeiro de 2013. Agora diante da proposta, se o Projeto for aprovado pela maioria dos parlamentares, mais de cinco vereadores, a partir da homologação da Lei, as pessoas poderão optar pelo uso do capacete ou não, sendo que os condutores ficam sujeitos às abordagens policiais.

Segundo o Vereador autor, o Projeto é no mínimo polêmico, porém necessário por conta da onda de violência e dos assaltos à mão armada que vem ocorrendo com frequência na região, inclusive muitos sendo efetuados em plena luz do dia, aonde os meliantes se utilizam de motos irregulares como meios de transportes para as fugas e dos capacetes como máscaras que dificultam a identificação dos criminosos.

O código de trânsito brasileiro determina a obrigatoriedade do uso do capacete para os motociclistas e caronas, cabendo a Policia Militar a pedido do Ministério Público fiscalizarem a decisão. Para muitos populares a medida só serviu para beneficiar as lojas que lucram altos valores com a venda de capacetes, os quais são utilizados de forma inadequada pelos ocupantes das motos que fingem usar os itens somente por conta das exigências burocráticas da Lei em vigor.

Qual sua opinião sobre o Projeto de Lei apresentado pelo Vereador Paulinho de Cacimbas PB?


Redação com Ascom/ Foto de arquivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário