segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Cacimbas, PB: debates acalorados e matérias polêmicas marcam a volta dos parlamentares



Aconteceu neste domingo (03/02) as 10h20minhs na sede do poder legislativo municipal, Casa Maria do Socorro Melo em Cacimbas interior da Paraíba, a primeira sessão ordinária do ano, presidida pelo vereador presidente Antônio de Pádua que prometeu compromisso, organização e transparências nos trabalhos. Num primeiro momento foi empossado o suplente vereador Geraldo Alves Teixeira, Geraldinho do (PT), no lugar do vereador eleito pelo PSB- Kelson Batista que renunciou o cargo para assumir a função de Secretario de Ação Social do município.

Após o ato, foi lida a ata da seção extraordinária anterior, em seguida foram formadas as comissões por partidos, as quais tiveram alguns questionamentos por parte da bancada do PSB, porém, foram aprovadas a pesar de algumas insatisfações. Na ordem do dia foi apresentado e aprovado por cinco votos favoráveis contra quatro votos. O requerimento de autoria do vereador Cícero Bernardo Cesar que defende a regulamentação da distribuição de medicamentos.

O parlamentar justifica que pacientes de outros municípios estão sendo beneficiados com os remédios, o que poderá comprometer o estoque de medicamentos da Farmácia Popular, e consequentemente prejudicar pessoas do próprio lugar. O prefeito constitucional de cacimbas, o Exmo. Geraldo Terto da Silva (Léo) Encaminhou um projeto de lei, o qual institui a criação de 60 novas vagas de empregos, além dos 22 já existentes. A mateira gerou desconforto em alguns parlamentares, inclusive no vereador Cícero Bernardo Cesar que fez uso da Tribuna para manifestar opiniões contrárias à decisão, segundo ele é uma afronta as leis de responsabilidade fiscal, aos vereadores e a população.

Confiram um trecho de reprodução da fala do Vereador:

“O prefeito ou está doido ou mal assessorado, ele tá querendo zombar da população de Cacimbas e de outros lugares que gastaram suas economias para realizar um concurso e criaram uma expectativa, e o prefeito com assinaturas dos vereadores José Cariolanda e José Pereira (Léla), ingressaram com ação no Tribunal de Contas para anular o concurso público, alegando não haver vagas nem recursos para pagar os aprovados. A câmera é soberana e não vai permitir esses desmandos nem deixar transformar esse local em ‘casa da mãe Joana’ nem fazer da Prefeitura cabine de empregos”, protestou Cícero Bernardo César.

O vereador Antônio Márcio, saiu em defesa do prefeito Léo, o parlamentar disse que se o prefeito estiver doido conforme diz o vereador o ex-prefeito Nilton de Almeida também esteve quando durante o seu último mandato agiu de modo semelhante criando 72 cargos comissionados. Cícero foi além e prometeu ingressar com uma ação judicial para cobrar do atual gestor o pagamento integral do reajuste salarial para os profissionais do magistério, já aprovado de acordo com cada categoria.

Ele ainda pediu a o presidente para retirar de pauta o projeto de autoria dos vereadores: José Cariolanda, José Pereira, Antônio Márcio e Geraldo Alves Teixeira, que defende o aumento salarial para os Secretários Municipais, passando dos atuais 900,00(novecentos reais) para 1.300,00(um mil e trezentos), contando com o aumento de 400,00 (quatrocentos reais).

O Parlamentar levou em consideração o princípio da legalidade que proíbe os vereadores de elaborarem projetos que gere despesas para os cofres públicos. Insatisfeito, o vereador Cariolanda exigiu que os funcionários da referida casa legislativa trabalhem, pois os cargos existem desde a gestão anterior, quando o presidente era vereador Cícero Bernardo, ele ainda cobrou do ex. presidente agilidade na divulgação dos resultados do concurso realizado no fim do ano de 2012 para o preenchimento de 9 cargos na referida Câmara.


Fonte: Olavo Silva com ASCOM






Nenhum comentário:

Postar um comentário