quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Lixão a céu aberto provoca morte de animais no município de Taperoá



Não bastasse a seca que vem castigando os rebanhos de caprinos e bovinos dos municípios do semiárido nordestino, os lixões a céu aberto têm se tornado um problema a mais para os pequenos criadores que não tem mais onde buscar ração para seus animais.

Em Taperoá, a implantação de um Aterro Sanitário que deveria ser uma solução, se tornou um problema. Na obra, foram investidos R$ 868.144,07 que previa além do aterro, a construção de uma Central de Triagem de Resíduos que possibilitaria a intensificação da coleta seletiva.

De acordo com o projeto, nessa Central seria feita a triagem do lixo com reaproveitamento de materiais como plástico, vidro, lata e papéis que seriam destinadas ao aterro, possibilitando ganho para as pessoas que trabalham como catadores e com reciclagem.

O dinheiro "sumiu" e o aterro não "apareceu" segundo informações dos moradores do sitio Panaty, que viram o terreno de 2 hectares se transformar em mais um lixão a céu aberto.

Com sede e fome, os animais se alimentam de tudo o que encontram pela frente no lixão. No assentamento José Moreira, as estradas de terra se transformaram em cemitério a céu aberto onde centenas de carcaças de animais ficam expostas ao tempo. Com um detalhe: as ossadas dos animais revelaram uma enorme quantidade de sacos plásticos que foram ingeridos.

O Ministério Público proibiu que o lixo fosse depositado no local e acionou o poder público para retirar tudo o que foi posto lá. Mas, segundo os assentados, a prefeitura fez a retirada do lixo de forma irregular e as caçambas que faziam o transporte do lixo não usavam lona para cobrir a carga, deixando um rastro de material plástico espalhado por toda região.

Procurado durante esta terça-feira (26), o prefeito de Taperoá, Jurandi Pileque, não foi encontrado para dizer quais as providências serão adotadas administração municipal.

VITRINE DO CARIRI
Chico Lobo/ Foto: Valtecio Rufino

Nenhum comentário:

Postar um comentário