sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Saúde: Em Teixeira usuários do CAPS fazem coleta de sangue



Na manhã desta quinta-feira (21), onze usuários do CAPS em Teixeira, foram levados para o Laboratório do Hospital Municipal Sancho Leite para realizarem exames de sangue. Na oportunidade foram realizados os exames de Hemograma, Glicemia, Colesterol, Triglicerídeos, Ácido Úrico e ABO+RH (classificação + fator sanguíneo).

Mayara Marques, enfermeira do CAPS, destacou a importância da realização dos exames, que tem por finalidade a detecção de alguma patologia que possa vier a ser tratada precocemente, ela disse ainda que os exames servirão também como auxílio para a nutricionista, o educador físico e todos os serviços oferecidos pelo CAPS em Teixeira, Mayara destacou ainda a importância da classificação sanguínea, pois toda transfusão para ser realizada, é necessário conhecer a tipagem e o fator.

“Os exames realizados hoje no Hospital Sancho Leite, tem a finalidade de detecção de alguma patologia que possa vir a ser tratada precocemente. É muito importante os usuários do CAPS estarem sempre fazendo exames laboratoriais, por que servirão de base para um melhor acompanhamento médico, servirão também de auxílio para que a nutricionista elabore um cardápio adequado, para o educador físico saber quais atividades poderá realizar com os mesmo, com relação à classificação sanguínea é importante sabermos, já que antes de toda transfusão para ser realizada, é necessário conhecer pelo menos a tipagem e o fatos sanguíneo do doador e receptor.” Disse Mayara Martins.

Para a coordenadora do CAPS no município, Thamires Lira, os vários atendimentos oferecidos pelo CAPS tais como: Psicólogo, Psiquiatra, Educador Físico, Pedagogo e outros terão os acompanhamentos necessários para um bom andamento dos trabalhos. “Dentre os vários serviços oferecidos pelo CAPS aqui em Teixeira, nós estaremos buscando trabalhar com o acompanhamento necessário para facilitar e ajudar nos trabalhos” frisou Thamires Lira.

Depois de realizar a coleta de sangue, os usuários foram levados para a sede do CAPS onde puderam tomar o seu café da manhã.

Centros de Atenção Psicossocial - CAPS

 Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário.


SecomTeixeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário