terça-feira, 9 de maio de 2017

Vacinação contra a febre aftosa começou hoje em Cacimbas e vai até o dia 31


A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa para os rebanhos de bovinos e bubalinos teve inicio na manhã dessa terça feira 09/05 e vai até o dia 31 desse mês, já a segunda etapa acontece em novembro.

O município de Cacimbas, localizado no sertão da Paraíba, mais precisamente na Serra do Teixeira, inicia hoje segunda feira dia 09 de maio a campanha de vacinação contra a febre aftosa, todo rebanho deverá ser vacinado independente da idade. A prefeitura municipal de cacimbas disponibilizou um técnico especialista em vacinação de bovinos, Edimilson Leite, para realizar o trabalho em todo município.

A secretaria de agricultura é o órgão responsável por esse trabalho, o mesmo pretende imunizar todo rebanho até o final do mês, serão mais de 1,2 mil cabeças. Os criadores não precisam se deslocar para adquirirem a dose, uma equipe irá até a propriedade com todos os instrumentos necessários para a vacinação completa e segura do rebanho, logo em seguida no ato da vacinação o proprietário receberá um recibo referente a cada dose da vacina.

A vacina é a principal forma de se prevenir contra a febre aftosa e a raiva. O produtor que não vacinar os animais estará sujeito à multa por animal, o equivalente a R$ 81,29 por cabeça. O secretário municipal de agricultura Auziran Pereira, ressalta a importância do engajamento na campanha de vacinação das entidades representativas do setor como, associações ou cooperativas, alertando e apoiando os produtores no processo de imunização dos animais.

As ações de defesa agropecuária não podem restringir-se apenas aos órgãos governamentais. Elas precisam ser assumidas com responsabilidades e compartilhada entre produtores, aponta. Após o fim da campanha os produtores que não conseguirem vacinar o rebanho estão automaticamente inadimplentes. Eles devem procurar a Dra. Ana Letícia, no município de Taperoá, é ela a médica veterinária responsável pela autorização para a compra da vacina após o término da campanha.

A vacinação contra a febre aftosa acontece em duas etapas, sendo a primeira agora no mês de maio conforme o calendário elaborado pela secretaria de agricultura local e a segunda fase que ocorre no mês de novembro desse ano. Abaixo você confere o calendário da campanha de vacinação no município de Cacimbas durante todo esse mês de maio.
                  Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo para todos. ASCOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário