Estão abertas até o dia 14
de agosto as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017, que contempla
projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública e
oferece premiações de até R$ 30 mil. O PGE 2017 foi lançado na Paraíba durante
a edição do projeto ‘Caminhos da Gestão Participativa’, que percorreu as 14
Gerências Regionais do Estado.
“O prêmio Gestão Escolar é
uma oportunidade para as escolas realizarem autoavaliação, construírem
coletivamente o plano de ação para correção das distorções de aprendizagem,
além de permitir que o gestor compartilhe experiência em seminários nacionais e
internacionais, numa perspectiva de valorização do papel dele como líder na
comunidade”, explicou o gerente do Ensino Médio da Secretaria de Estado da
Educação, Robson Rubenilson.
Para participar, o gestor
deve se inscrever neste link, http://www.premiogestaoescolar.com.br/ no qual terá acesso a um instrumento de
autoavaliação. "Ao analisar os processos de gestão da escola, ele vai
elaborar um plano de ação, construído com a participação da comunidade escolar.
Ao final, os melhores resultados serão premiados", explicou o presidente
do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Idilvan Alencar, que
promove o PGE em parceria com o Ministério da Educação.
Esta é a 16ª edição do
prêmio, que a partir de 2011 tornou-se bianual. Desde 1998, quando foi criado,
mais de 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram e
aproximadamente sete milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos
implantados pelos gestores inscritos. Neste período, 90 escolas chegaram à
etapa final e foram premiadas com recursos financeiros e equipamentos, além de
formação e intercâmbio para os diretores.
Podem concorrer escolas do
ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e
municipais. A restrição fica para as escolas e/ou os diretores que já tenham
sido premiados como destaque estadual/distrital na edição anterior do PGE ano
2015. Estas não poderão participar.
O processo de seleção das
escolas inscritas se dará em quatro etapas: local, estadual, regional e
nacional. Nas etapas local e estadual, representantes do Consed e da Uninão
Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em cada unidade da
federação, serão responsáveis por selecionar os avaliadores e coordenar o
processo seletivo em suas respectivas jurisdições, considerando os critérios
descritos no Edital do prêmio.
De acordo com o edital, a
qualquer momento do processo seletivo, os avaliadores poderão realizar visitas
técnicas às escolas inscritas para verificar se as informações constantes na
ficha de inscrição condizem com a realidade observada, sendo que, por ocasião
dessas visitas, poderá ser solicitada a comprovação documental das informações.
Na etapa seguinte, os
comitês regionais contarão com especialistas contratados pela Coordenação
Nacional do Prêmio Gestão Escolar, que utilizarão como objeto de análise a
ficha de inscrição elaborada pela escola. Ao final, na etapa nacional, a Comissão,
composta por representantes das instituições parceiras e do Consed, por meio de
voto direto, secreto e unipessoal, indicará a escola ‘Referência Brasil’ a
partir da análise da ficha de inscrição e de entrevistas com os diretores.
O PGE 2017 será concedido
nas categorias ‘Escola Destaque Local’, ‘Destaque Estadual/Distrital’,
‘Destaque Regional’ e ‘Referência Brasil’. Além dos diplomas, haverá uma viagem
de intercâmbio nacional para os representantes das escolas ‘Destaque
Estadual/Distrital’, uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina para
os representantes das escolas ‘Destaque Regional’ e ‘Referência Brasil’, além
de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, para a escola ‘Referência
Brasil’.
Fonte:
Portal Correio
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