sábado, 18 de maio de 2013

Hoje é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes



Criado em 18 de maio de 2000 pela Lei Federal nº 9970/00, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes foi determinado em razão do crime conhecido como “Crime Araceli”, nome de uma menina de oito anos de idade que foi estuprada e assassinada em Vitória (ES), em 1973. Os autores desta violência nunca foram punidos. Desde então, todos os anos a data é marcada por solenidades e apresentação de ações de órgãos públicos e da sociedade civil no combate a esta grave violação de direitos humanos.
 
A violência sexual contra crianças e adolescentes, principalmente entre crianças até nove anos de idade, é o segundo principal tipo de violência, ficando pouco atrás apenas para as notificações de negligência e abandono. Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde mostra que, em 2012, foram registradas quase 15 mil notificações de violência doméstica, sexual, física e outras agressões contra crianças menores de dez anos.
 
Projeto de Lei
 
A Presidenta da Câmara de Vereadores de Patos, Nadir Rodrigues, apresentou um Projeto de Lei que foi aprovado por unanimidade em duas votações que determina a cassação do alvará para funcionamento dos estabelecimentos que permitam ou facilitam a exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como o uso de drogas ilícitas dentro de seus estabelecimentos.
 
De acordo com a vereadora, é inadmissível que ocorra este tipo de crime em Patos e em todo o Brasil. “Quem corrompe uma criança ou um adolescente desta forma merece ser condenado pela justiça. Não podemos mais aceitar este cenário de exploração e crueldade em relação às nossas crianças e jovens”, afirmou.
 
No dia 20 de maio, próxima segunda-feira, a Câmara de Vereadores estará realizando uma Sessão Especial com a presença de autoridades que irão debater sobre a garantia do direito à cidadania e proteção deste grupo que é alvo de violência não só nas ruas e sim, dentro de casa.
 
Disque 100
 
O serviço do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes é coordenado e executado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Por meio do telefone 100, o usuário pode denunciar violências, colher informações acerca do paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas – independente da idade da vítima – e obter informações sobre os Conselhos Tutelares.
 
O serviço funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, conforme a competência, em um prazo de 24 horas. A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo. Na cidade de Patos, a denúncia também poderá ser feita no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
ASCOM Câmara de Vereadores de Patos
Fonte: Secretaria de Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário