terça-feira, 31 de outubro de 2017

Atenção servidores: A Prefeitura de Cacimbas paga aos funcionários públicos de duas secretarias nesta quarta feira dia 1º de novembro


A Prefeitura Municipal de Cacimbas no sertão do estado, através do prefeito, Geraldo Terto da Silva (Léo) e do secretário de Finanças, Genilson Terto, informou nesta terça que os proventos dos funcionários da educação e da saúde referentes ao mês de outubro do ano em curso, já foram depositados nas respectivas contas no Banco do Brasil, podendo ser sacados a partir desta quarta feira dia 1º de novembro.

Por conta de alguns ajustes fiscais, e das dificuldades nas finanças, o setor competente comunica que as demais secretarias que compreende a: Ação Social, Esporte, Transportes, Obras e Infraestrutura, Agricultura, cargos comissionados e outras que os pagamentos do quadro de pessoal estão previstos para ser efetuado no dia 10 de novembro.

A situação não é animadora, pois como vem sendo noticiado, muitos prefeitos se sentem obrigados a reduz os próprios salários, assim como dos seus vices, dos comissionados e até demitir servidores por conta da crise que afeta os municípios que recebem recursos apenas do FPM, a gestão de Cacimbas vem reunindo esforços a partir de um planejamento estratégico na tentativa de honrar seus compromissos e manter os funcionários recebendo seus salários sem maiores prejuízos.

São muitas as despesas, e o município começou a pagar aos inativos do quadro de aposentados e pensionistas do Instituto Municipal de Previdência Própria- IMCA, desde a última quinta feira 26, conforme informou o presidente do referido órgão, Dimas da Cunha, dessa forma com o dinheiro circulando, os valores servirão para aquecer de certa forma a economia local e regional com a venda de mercadorias diversas e a prestação de serviços remunerados.

Os trabalhadores terão maior poder de compras e vão poder quitar suas dívidas e se organizarem financeiramente pelos próximos dias. A Prefeitura estuda adotar novas medidas de contenção de gastos, a fim de garantir os pagamentos de dezembro, bem como a outra metade do 13º salário dos servidores que já receberam uma parte do salário extra no meio do ano.  


Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo. SECOM/PMC.

Prefeito Léo e lideranças de Cacimbas e Desterro recebem a visita do pré-candidato João Azevedo e sua comitiva no Açude Coronel Jueca de Tataíra


Obra estruturante do Açude Coronel Jueca entre Cacimbas e Desterro está em ritmo bastante acelerado

O Prefeito de Cacimbas no sertão do estado, Léo Terto do PSB, juntamente com os deputados estadual, Ricardo Barbosa do PSB, Antônio Mineral do PSDB, a ex-prefeita de Desterro, Rosângela Leite, vereadores dos dois municípios, secretários do estado, bem como municipais, lideranças políticas e populares, estiveram na manhã desta terça feira 31, em visita as obras da construção do Açude Coronel Jueca próximo ao Distrito de Tataíra de Desterro.

Na ocasião, João Azevedo falou da importância do manancial para a região ressaltando os investimentos aplicados em todo o estado, ele citou sua trajetória política frente à Paraíba, pontuando inúmeros avanços em todos os setores, através de uma equipe comprometida com o bem esta da população, para o líder do governo, é notório o crescimento e a forma como o estado está organizado mesmo diante das crises: hídricas, econômica e políticas que assolam o país.

Ainda de acordo com Azevedo, o governo tem imprimido um ritmo muito forte de trabalho e desenvolvimento como nunca se viu antes. Perguntado sobre o lançamento do seu nome para concorrer às eleições do próximo ano ao governo do estado, ele enfatizou que está preparado para dar continuidade às ações do socialista Ricardo Coutinho e oferecer mais oportunidades e conquistas ao povo.

O deputado Ricardo Barbosa, destacou as parcerias com as lideranças dos municípios paraibanos, falou dos esforças do prefeito Léo Terto, da ex-prefeita de Desterro, Rosângela que tanto cobraram a execução da obra e de outras melhorias e reiterou os benefícios que a região passará a contar após a construção do Açude que está em ritmo bastante acelerado.

“Meu lema é Trabalho com Força e a lado de Ricardo Coutinho e dos colegas deputados temos feito muito pela Paraíba, esta é mais uma conquista para a região que está contribuindo com a geração de emprego e renda para as famílias, aonde o povo vai ter água de boa qualidade para o consumo, além de realizar suas atividades agrícolas, a pecuária, piscicultura e valorização das terras ao entorno do manancial”, disse o socialista.

A ordem de serviços para a execução da obra foi assinada em 16 de maio deste ano em evento realizado no Distrito de Tataíra. No local estão, caminhões, caçambas, tratores, carros pipa, operários e máquinas potentes transformando a paisagem na execução dos trabalhos que vai resultar na construção do reservatório com capacidade para mais de 6 milhões de metros cúbicos de água.

Barbosa agradeceu aos Cacimbenses e desterrenses em nome das representatividades políticas: Léo, vereador Rogério Arruda, Kelson Batista, Pedro Martins, Francisco Sales, representante do vereador José Pereira, vice-prefeito Edijan Marques, ex-prefeita de Desterro, Rosangela, Vamberto, Vicente de Pula (Biga), Preta da Barraca, Evilásio, o assessor jurídico de Cacimbas, Paulo Cesar, secretários municipais em nome de Deusdete Queiroga e Madiel Concerpa, demais pessoas em fotos e ao governador Ricardo Coutinho que justificou sua ausência.

O deputado estadual Antônio Mineral do PSDB, também esteve presente ao evento e falou do compromisso de trabalhar pelos municípios o qual ele representa, segundo o parlamentar, o momento é de profunda alegria ao presenciar e ao mesmo tempo está junto do povo que assim como ele, espera ansiosos pela conquista história tão prometida e que agora será transformada na realização de um sonho.

Mineral, lembrou-se de outro feito histórico do governo de Ricardo que teve sua participação, assim como do prefeito Léo e da ex-prefeita Rosângela ao se referir ao asfalto de 12 km de extensão da Rodovia PB-246 que liga Cacimbas a Desterro tirando os dois municípios do isolamento e interligando-os aos caminhos do desenvolvimento.

Após os cumprimentos e conversas rápidas com as representatividade, a comitiva liderada por João Azevedo seguiu viagem com destino à Patos, onde seria inaugurado a sede do Corpo de Bombeiro naquela cidade, com as presenças de pessoas ilustres, a exemplo do governador da Paraíba Ricardo Coutinho e demais lideranças.








                                                                                         Por: Redação

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Educação: Mais de 189 mil candidatos devem fazer o Enem este ano na PB


Nos dias 5 e 12 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 será aplicado no estado da Paraíba para 189.149 participantes. O número é 2,8% do total de 6.731.203 inscritos. As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 50 municípios, mesmo número do ano passado, apesar do número de participantes ser 14,7% menor.

No Enem 2016, o estado teve 221.942 participantes. A queda no número de inscrições é consequência do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

No estado, 23% dos participantes são pagantes; 64% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função da Lei ou do Decreto; e 13% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017. Em relação à situação de ensino; 73,7% já concluiu o Ensino Médio; 16,7% é concluinte este ano; e 8,7% concluirá após 2017 (treineiros). Do total de participantes da Paraíba, 57,2% são mulheres e 42,8% são homens.

Foram aprovados 1.155 atendimentos especializados na Paraíba. A maioria dos casos é de deficiência física, baixa visão e déficit de atenção. Serão usados 2.141 recursos de acessibilidade, sendo 52 videoprovas traduzidas em libras, novidade desta edição. Também serão 486 atendimentos específicos, 40,5% para lactantes. O estado teve quatro solicitações aprovadas para atendimento pelo nome social, uma delas na capital.

Faixa etária dos candidatos

Menor que 16 – 4.336
Igual a 16 – 9.687
Igual a 17 – 18.712
Igual a 18 – 19.837
Igual a 19 – 17.471
Igual a 20 – 15.473
De 21 a 30 – 72.043
De 31 a 59 – 31.311
Maior ou igual a 60 – 279


MaisPB

Fundeb realiza audiências para debater repasse adicional aos municípios


A Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 15/15) que torna permanente o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), realiza audiência pública na próxima terça-feira (31), para debater os repasses aos municípios de recursos remanescentes do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

A audiência foi pedida pela Deputada Raquel Muniz (PSC-MG), autora da PEC. Foram convidados para a audiência Élida Graziane, procuradora do Tribunal de Contas de São Paulo; José Reis Nogueira de Barros, presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE (Amams); e representante da Advocacia Geral da União.

A Deputada lembra que a justiça tem dado ganho de causa aos municípios que questionaram a forma com que a União calculou o volume de recursos a ser por ela repassado a título de complementação do Fundef. “Segundo as decisões judiciais, o cálculo do valor mínimo anual por aluno, determinante do direito e do valor da complementação da União, não obedeceu às normas efetivamente estabelecidas na lei”, observa o requerimento.

Segundo a Raquel Muniz, de acordo com a tese que tem sido vitoriosa, o valor por aluno utilizado deveria ter sido o valor médio nacional e não o valor mínimo tal como foi arbitrado pelo Poder Executivo federal. “No esteio desse processo, a Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE (Amams) firmou acordo com a Advocacia Geral da União, assegurando ao conjunto desses municípios um repasse adicional de R$ 500 milhões”, informa o requerimento. 

Imagem ilustrativa

Domingo: Filho de policial militar comete suicídio na cidade de Desterro PB


Tarciano Holanda Nunes, de 30 anos foi encontrado já sem vida em sua residência na tarde deste domingo, 29 na cidade de Desterro-PB, ele foi encontrado com uma corda pendurado pelo pescoço. As primeiras informações dão de conta que Tarciano Holanda tem filhos e que há alguns anos estava enfrentando uma forte depressão, chegando a retirar a sua própria vida por volta das 16:00h deste domingo 29/10.

A Polícia Militar foi acionada para se fazer presente ao local do ocorrido. Com guarnição do Sargento Josivaldo a área em torno da casa que fica na Rua Cônego florentino no centro da cidade de Desterro foi isolada. O corpo do homem de 30 anos foi retirado pelo IML e será conduzido pelo NUMOL da cidade de Patos.

Tarciano de 30 anos é filho do Sargento reformado da Polícia Militar Nunes. Rapidamente a notícia se espalhou pelas redes sociais e a comoção tomou conta de todos. Vários amigos deixaram mensagens de adeus ao homem e de conforto à sua família. Alguns demonstraram incredulidade diante do fato.

“Sem acreditar. Vai com Deus, Cassiano”, escreveu uma amiga. “Me diz que é um grande pesadelo”, comentou outra. “Vou rezar por ti todos os dias de minha vida. Vou pedir a Deus para te mostrar os anjos de luz, que eles te levem para um bom lugar”, disse um jovem.


Desterro1 com Vitinho Galdino/ Teixeira em Foco

Em Areia de Baraúnas câmara tem fechadura violada e eleição da mesa diretora antecipada vira caso de polícia


O presidente da Câmara de Vereadores de Areia de Baraúnas, Francisco Martins da Nóbrega (Araken), do PSD, através de edital publicado no diário oficial convocou todos os vereadores para uma sessão ordinária a realizar-se neste sábado dia 28 de outubro de 2017, à partir das 10 horas da manhã para a eleição antecipada da Mesa Diretora do biênio 2019/2020 daquela casa legislativa.

Na hora prevista para a realização da sessão o vereador e presidente Francisco Martins da Nóbrega (Araken), juntamente com os demais vereadores membros da mesa diretora; João Oliveira da Costa (João de Arnou (PSDB), Jose Francks Victor Lino, (Francks Lino, PMDB), Edmilson Veras de Araújo, (Mirim) ( DEM) não compareceram ao local.

O fato que chamou a atenção das autoridades e da população em geral, foi a violação da fechadura da porta principal do prédio da câmara (não se sabe por quem, nem a mando de quem) com pedaços de aço e de madeira, impossibilitando assim a realização dos trabalhos.

Segundo o vereador Pedro Neto, ao chegar no local, juntamente com seus colegas parlamentares e constatar através dos funcionários da casa e outros populares que a fechadura se encontrava violada, entrou em contato com o presidente Araken e o mesmo afirmou que não iria haver a sessão em virtude de não poder comparecer por se encontrar doente, e que já havia, através de seu assessor o senhor Plinio enviado um atestado médico justificando sua ausência“Diante dessa situação, resolvi fazer um Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia local, sobre a violação da fechadura”, explicou Pedro Neto.

Durante toda a manhã, foi grande a movimentação de populares em frente ao prédio onde funciona a câmara de vereadores. As dez horas da manhã, estavam presentes os parlamentares: Pedro Neto (PSDB), Djean Farias de Andrade, (PSDB), Sueli Henrique da Costa,(DEM), Joedilson Barboza Alves (PSDB) e José Fernandes dos Santos (Dudé) (PMDB), além dos funcionários da casa.


Atendendo à solicitação do presidente Francisco Martins da Nóbrega (Araken), a polícia militar foi acionada para não permitir que houvesse nenhum tipo de violação por parte dos presentes, e consequentemente a sessão não fosse realizada. Sobre o comando de segundo Sgt Valdemir vários policiais permaneceram no local durante todo tempo até que fosse tomada uma decisão por parte dos vereadores.

Nossa equipe tentou fazer contato com o presidente da Câmara, vereador Francisco Martins da Nóbrega através de um popular conhecido por Damião, (segundo ele muito amigo do vereador Araken), mas não obtivemos êxito.

Depois de uma longa espera na esperança da chegada do presidente e demais membros da mesa diretora, o que não aconteceu, o vereador Pedro Neto, juntamente com os demais colegas presentes decidiram procurar o poder judiciário para reivindicar um mandado de segurança com pedido liminar para que fosse realizada a sessão ainda no dia 28 de outubro como estava previsto no edital de convocação.


Fonte / Gilson Monteiro - PatosTV.com

domingo, 29 de outubro de 2017

Maia diz que vai rejeitar os 25 pedidos de impeachment de Temer que estão na gaveta


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, declarou que vai rejeitar todos os 25 pedidos de impeachment contra Michel Temer que recebeu até agora. A informação é da Agência Estado e foi publicada na tarde deste domingo (29), no Portal R7.

Em entrevista à agência, o deputado federal falou que “não faria sentido agir contra o governo após ser leal ao presidente da República nas duas denúncias avaliadas pela Câmara”. Ainda na entrevista, Maia comentou que Temer deve “agradecer muito” por ele não ter colaborado para sua saída da Presidência.

Apesar disso, Rodrigo Maia ponderou afirmando que sua relação com o governo não é mais a mesma de antes das denúncias. Para ele, o governo precisa “reorganizar a base”, ou seja, ter pessoas que confiem na sua agendo mesmo quando a pauta é “árida”. “Acho que numa pauta árida, o governo hoje não tem maioria”, apontou Maia, que acredita no diálogo com líderes de partidos para contornar a situação.

Ainda sobre a dificuldade de aprovar pautas, Rodrigo Maia disse que as próximas semanas serão decisivas para a proposta de Reforma na Previdência. Ele disse que os deputados precisam “entender qual o tamanho do governo na Câmara” e sentenciou: “Com certeza, a reforma da Previdência não será a que a equipe econômica sonhou, que a gente sonhou”.

Portal Correio

Veja os destaques do domingo 29 no Campeonato de futebol em Cacimbas PB.


Fundamento de Baixo fica no empate de 1x1 diante do Beira Rio da Chã.

Nacional do Retiro vence o rival Serra Feia pelo placar apertado de 2x1 com gol do artilheiro Ione.


Centro Esportivo de Cacimbas vence o rival Juventude e se isola de vez na liderança do campeonato em jogo dramático e violento marcado por agressão física e três expulsões, o placar foi de 2x0 para o líder.

 Fique por dentro da classificação e dos próximos jogos das 12 equipes:

1º Centro Esportivo de Cacimbas –C.E.C com 18 pontos
2º Nacional do Retiro fica com 12 pontos
3º Bota Fogo do Distrito tem 11 pontos ganhos
4º São Gonçalo sobe e fica com 10 pontos
5º Juventude de Cacimbas tem 9 pontos
6º Beira Rio da Chã, conquistou 8 pontos
7º Serra Feia que permanece com 7 pontos
8º Fonte Nova do Fundamento de Cima 6 pontos
9º Sub -20 Atlético de Cacimbas tem 6 pontos
10º Fundamento de Baixo aparece com 5 pontos
11º Rio Branco do Cipó tem 4 pontos ganhos
12º Vila Nova dos Chinas sai do zero e soma 3 pontos

Na próxima quinta dia 02 de novembro mais um clássico promete fortes emoções entre Fonte Nova e Vila Nova às 16 horas, para cumprir o jogo referente a 4ª rodada.

7° RODADA SABADO 04/11/17

VILA NOVA DOS CHINAS  X NACIONAL DO RETIRO AS 8:30 HS
SÃO GOÇALO X CENTRO ESPORTIVO CACIMBENSE C.E.C. AS 13:40 HS
FONTE NOVA X SERRA FEIA    NO JOGO DAS 15:40 HS

DOMINGO 05/11/17
BEIRA RIO   X RIO BRANCO DO CIPÓ  AS 8:30 HS
SUB-20 ATLETICO X BOTAFOGO         AS 13:40 HS
JUVENTUDE XFUND. DE BAIXO          AS 15:40 HS









                             Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo. SECOM/PMC.

sábado, 28 de outubro de 2017

Confira os destaques do sábado 28 no Campeonato de Futebol em Cacimbas


Prefeito assiste os jogos da tarde e fala de melhorias para o campo e ruas próximas

Técnico Janduí do Vila Nova dos China vence a primeira partida do campeonato e aplica a maior goleada da competição até agora diante do Rio Branco do Cipó que se distancia ainda mais dos lideres, o placar ficou em 4x0.  Fora as chances desperdiçadas pelos atacantes.

Depois de passar por dificuldades, o São Gonçalo volta a vencer com direito a goleada contra o Sub- 20 Atlético de Cacimbas. Alan Marcou dias vezes e Damião aumentou a vantagem, agora o time respira mais aliviado na tabela. Bota Fogo de São Sebastião continua na vice-liderança e empata pelo placar de 0x0 contra a Fonte Nova do Fundamento de Cima.

Prefeito Léo Terto do PSB, juntamente com os vereadores Paulo Araújo Leite, Kelson Batista, secretários municipais, amigos e correligionários estiveram no Campo o Tertão na tarde deste sábado e prometem melhorias na arena. O prefeito falou também dos recurso que conseguiu para pavimentar algumas ruas da cidade incluindo a que dar a cesso ao campo e outras na região do Distrito de São Sebastião, de acordo com o gestor são mais de 1 milhão de reais para custear os serviços.

Saibam agora dos jogos que fecham a 6ª rodada neste domingo 29/10

As 8:30 jogam Fundamento de Baixo e Beira Rio da Chã
Às 14 horas o clássico entre Serra Feia e Nacional do Retiro
Às 16 horas mais um clássico envolvendo C.E.C e Juventude.















Fique por dentro da classificação das equipes. Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo. SECOM/PMC.

Corregedor-geral quer emissão de CPF junto com certidão de nascimento


O corregedor-geral de Justiça, desembargador José Aurélio da Cruz, recomendou aos oficiais do Registro Civil de Pessoas Naturais da Paraíba, que seja realizada a inscrição no Cadastro das Pessoas Físicas (CPF) no momento do registro de nascimento. A recomendação foi feita por meio de um ofício, que determinou o cumprimento de um artigo do Código de Normas Extrajudicial (CNE).

De acordo com o ofício, caberá às serventias extrajudiciais, os serviços de atendimento, orientação, recebimento, conferência e transcrição de dados no sistema disponibilizado pela Receita Federal do Brasil, tão logo se depare com um registro de uma certidão de nascimento.

“O serviço é sem custos para o cartório que, por sua vez, não cobrará nada do cidadão”, afirmou o corregedor. O desembargador observa que, quando algum problema de ordem técnica surge no momento da expedição do CPF, os pais da criança deverão ser encaminhados pelo cartório ao posto da Receita Federal mais próximo, para emissão do documento.


sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Conab cadastra extrativistas de umbu para facilitar acesso às políticas públicas


Com o objetivo de ampliar o apoio concedido a extrativistas paraibanos, a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) está promovendo uma campanha de divulgação e cadastramento de pequenos produtores de umbu. A ação visa estimular o acesso à Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), que oferece subvenção direta aos extrativistas quando os produtos são comercializados, no mercado, por um preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal.

Até esta sexta-feira (27), técnicos da Companhia visitarão diversas regiões do estado num verdadeiro mutirão para cadastramento de produtores de umbu. O registro prévio no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e Demais Agentes (Sican) é obrigatório para obtenção do bônus da PGPM-Bio. Os extrativistas podem acessar a Política individualmente ou organizados em associações/ cooperativas.

Nesta terça-feira (24), os técnicos estarão na Secretaria de Agricultura do município de Baraúna, onde atenderão os cadastramentos do próprio município e também de Picuí, Cuité, Nova Floresta e Frei Martinho. Nesta quarta-feira (25), o atendimento foi no Centro da Pastoral de Barra de Santa Rosa, para cadastramento dos extrativistas da própria cidade e também de interessados de Damião e Algodão de Jandaíra.

Na quinta-feira (26), as atividades ocorrerão em duas localidades diferentes. Pela manhã, os cadastramentos serão feitos no Centro de Capacitação do município de Cubati e também atenderão os residentes de São Vicente, Sossêgo e Olivedo. Durante a tarde, os técnicos da Conab se deslocarão para a Comunidade Canoa de Dentro, localizada na cidade de Pedra Lavrada – os cadastramentos serão feitos na capela da comunidade.

O trabalho conta com o apoio de técnicos da Emater-PB e das cooperativas Associação dos Fruticultores de Nova Floreta (Afrunof), Cooperativa Agroindustrial do Seridó e Curimataú Paraibano Ltda. (Coasc). Além do umbu, a PGPM-Bio garante preço mínimo para outros 14 produtos da sociobiodiversidade. Na Paraíba, a política é muito acessada por produtores de mangaba.

No ano passado, 377 extrativistas indígenas receberam R$ 377,54 mil como complemento de renda pela venda de 521,5 mil quilos de mangaba a valores inferiores ao preço de referência da Conab.


Porta Correio

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

A Paraíba tem déficit em leitura, escrita e matemática, é o que revela a avaliação da educação básica do Inep


Mais da metade dos estudantes paraibanos do ensino fundamental apresentou resultados insuficientes em leitura, escrita e matemática, segundo a Avaliação da Educação Básica divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As taxas da Paraíba ficaram abaixo da média do Nordeste e figuram entre as piores do país.

No quesito leitura, 71,53% dos estudantes paraibanos apresentaram rendimento insuficiente, sendo 35,94% elementar e 35,59% básico. Isto quer dizer que estes alunos não conseguiram ter resultados satisfatórios em questões ligadas à causa e consequência em gêneros como tirinha, anedota, fábula e literatura infantil e também não estavam aptos a reconhecer relação de tempo em texto verbal e identificar o referente de pronome possessivo em poema.

A taxa de rendimento insuficiente em leitura foi pior que a média do Nordeste, que foi 69,17%, e muito maior que a média nacional, que foi de 55,73%, em 2016. O resultado da Paraíba foi pior que Pernambuco (70,65% de nível insuficiente), Rio Grande do Norte (67,66%) e Ceará (45,24%). No país, o pior resultado foi do Sergipe, com 80,2% de rendimento irregular. A melhor taxa ficou com Minas Gerais. Lá, apenas 37,65% dos estudantes tiveram resultados insuficientes.


Portal Correio com Beto Pessoa do Jornal Correio da Paraíba.

Veja como os deputados paraibanos votaram na rejeição da denúncia contra Temer


O plenário da Câmara rejeitou na noite desta quarta-feira (25) o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que o Supremo Tribunal Federal (STF) investigue o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral). A bancada federal paraibana ficou dividida e, entre os 12 parlamentares, o placar ficou em sete votos a favor do relatório que rejeita a denúncia e cinco votos contra.

Votaram ‘Sim’ defendendo o presidente Michel Temer e seus Ministros, Padilha e Moreira Franco: os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP), André Amaral (PMDB), Benjamin Maranhão (SD), Efraim Filho (DEM), Rômulo Gouveia (PSD), Hugo Motta (PMDB) e Wilson Filho (PTB). Optou por votar ‘Não’, ou seja ficaram contra os acusados: os parlamentares Damião Feliciano (PDT), Luiz Couto (PT), Pedro Cunha Lima (PSDB), Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e Wellington Roberto (PR).

No dia 14 de setembro, o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot apresentou ao STF a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer. Em junho, Janot havia denunciado o presidente pelo crime de corrupção passiva. Desta vez, Temer é acusado de liderar uma organização criminosa desde maio de 2016 até 2017. De acordo com a denúncia, o presidente e outros membros do PMDB teriam praticado ações ilícitas em troca de propina, por meio da utilização de diversos órgãos públicos.

Além de Temer, são acusados de participar da organização criminosa os integrantes do chamado "PMDB da Câmara": Eduardo Cunha, Henrique Alves, Geddel Vieira Lima, Rodrigo Rocha Loures, Eliseu Padilha e Moreira Franco. Todos os denunciados negam as acusações.


Redação com Portal Correio 

Câmara rejeita denúncia contra o presidente Michel Temer e dois Ministros


Aconteceu nesta quarta 25, na Câmara dos Deputados em Brasília, duas sessões, comandadas pelo presidente Rodrigo Maia do (DEM- RJ), houve tumultos dos Deputados da oposição puxados pelo PT, Psol, PHS, PPS, REDE, PCdoB, PDT, PSB e outros partidos, na tentativa de adiar a votação da Procuradoria Geral da República que pede as investigações contra o Presidente Michel Temer do PMDB e dos Ministros, Eliseu Padilha da Casa Civil e Moreira Franco da Secretaria Geral.

A pesar das investidas dos parlamentares que fazem oposição ao presidente, a base governista venceu mais uma votação por 251 votos favoráveis, contra 233 contrários, ainda houve 2 abstenções e a ausência de 25 Deputados no Plenário da Câmara. Diante do resultado da votação, o relatório que pedia a abertura de inquérito para investigar Temer, Padilha e Moreira Franco contra obstrução da justiça e organização criminosa, será arquivado pela casa legislativa.

Dos 486 Deputados que compareceu a votação, muitos deles ficaram pelos corredores, realizando manifestações e articulações contra o que eles chamaram de desmandos do presidente que governa para a elite, retirando direitos dos pobres prejudicando o país, aonde a conta chega para o povo mais humilde pagar com os aumentos de impostos, combustíveis, energia elétrica, desemprego, trabalho escravo, além da reforma trabalhista já aprovada e da previdência prestes a ser feita.

A oposição sabia que não possuíam os 342 votos suficientes para vencer o relatório do Deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), os líderes de partido, disseram que tentaram a adiar a votação ao máximo para enfraquecer o governo, mas como não foi possível, resistiram o quanto puderam até dar tempo dos trabalhadores e dos estudantes chegarem a suas casas, após seus a fazeres, para poderem acompanhar como votou abertamente cada um dos Deputados, representantes legítimos do povo. A Câmara dos Deputados é composta por 513 parlamentares.

O mesmo parecer já havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça por 39 votos a 26, com uma abstenção registrada. A situação acusava os parlamentares oposicionistas de irresponsáveis, covardes e chantagistas que estavam pressionando a base do governo em troca de benefícios financeiros, sem pensar no desenvolvimento do país, que segundo os economistas, voltou a crescer, a gerar mais emprego e renda, diminuiu os juros e avançou em muitas outras áreas estratégicas fundamentais para atrair investidores.

A base governista precisava apenas de 172 votos para barrar a denúncia e conseguiu 251, sendo 79 apoiadores a mais do que o necessário. Na tarde de ontem, o Presidente da República, chegou a passar mal e foi hospitalizado, ele se submeteu a tratamentos de saúde por conta de uma obstrução urológica, os médicos realizaram exames no paciente, o medicaram e deram alta ontem mesmo a Temer que passa bem.


Redação com TV Câmara/ foto da internet

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Ação Social promove encontro de formação com café da manhã para mães e filhos do Bolsa Família em Cacimbas PB


A Secretaria Municipal de Ação Social em Cacimbas no sertão do estado, através de sua equipe de funcionários, realizou nesta quarta feira 25 de outubro, um encontro de formação com mulheres inscritas nos Programas do Governo Federal, a exemplo do Bolsa Família e Criança Feliz. 

Cerca de 70 pessoas incluindo algumas crianças estiveram presentes no evento com direito a um lanche especial e café da manhã.

Segundo o secretário, José Diraldo Gomes Alves, foi proferido palestra pelos psicólogos e assistentes sociais do Centro Recreativo de Assistência Social- CRAS, onde na oportunidade, foram repassadas informações sobre os requisitos para se fazer parte dos programas, como manter a caderneta de vacinas das crianças em dias, bem como a frequência escolar acima dos 85%, realização do pré-natal para as gestantes, atualização dos cadastros e outras condicionalidades.

O gestor abordou os principais serviços e ações ofertados ao público alvo como: aulas de karatê, oficinas de músicas, curso de violão, confecção de brinquedos pelas visitadoras do programa Criança Feliz, implantado em setembro, emissão da Carteira do Idoso, visitas domiciliares, atendimentos psicológicos, encaminhamentos, garantias do BPC, que significa Benefício de Prestação Continuada e vários outros.

Diraldo avaliou a iniciativa de reunir mães e filhos num mesmo espaço, como algo extremamente importante e que pretende realizar eventos dessa magnitude a cada mês no distrito e comunidades rurais, numa forma de aproximar ainda mais as pessoas dos serviços sociais que ele considera essenciais para as famílias carentes de cada setor.

A Secretaria de Ação Social com sua equipe, conta com o suporte da prefeitura e dos governos estadual e federal, com isso tem procurado fazer o que está ao seu alcance para amenizar os problemas instalados nas camadas sociais menos favorecidas. No final das apresentações, todos se confraternizaram com um lanche nutritivo, a equipe ainda entregou sacolinhas para as crianças contendo pipocas, bombons e outras guloseimas.










                               Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo. SECOM/PMC.