terça-feira, 24 de outubro de 2017

Secretaria de Saúde realiza evento com as mulheres sobre o “Outubro Rosa”


A Secretaria Municipal de Saúde em Cacimbas no sertão do estado, juntamente com a Unidade Básica Maria Nazaré da Cunha e Vigilância Sanitária, realizou na manhã desta terça 24, uma programação especial em alusão ao mês do “Outubro Rosa” que trata da prevenção de doenças, principalmente do câncer de mama que atinge as mulheres a partir dos 45 anos de idade dependendo dos fatores de riscos ou genética.

Houve palestra proferida pelo médico do Programa Saúde da Família, André Luiz, bem como da Enfermeira Andreia Dias, que explanaram o assunto e interagiram com as usuárias do SUS. A paciente Raimunda Lino da Costa (Cida do Guarda) que foi diagnosticada com o câncer de mama há dois anos deu um depoimento emocionante sobre os tratamentos de saúde e sua recuperação.

Segundo Cida, a doença é um mal terrível que maltrata e mutila as pacientes, além de causar sofrimento aos familiares que precisam convivem com o problema. Os profissionais responderam aos questionamentos, esclareceram dúvidas e orientaram as mulheres quanto à importância do autoexame das mamas, o citológico e outros como forma de prevenção de doenças.

De acordo com o médico, mais de 90% dos casos de canceres se diagnosticados e tratados precocemente tem grandes chances de cura. O especialista fez algumas recomendações quanto à prática de atividades físicas regularmente, associadas a bons hábitos alimentares, controle da pressão arterial, das taxas de açucares e colesterol no sangue, controle do peso.

A equipe também alertou sobre os perigos que compromete a qualidade de vida das pessoas como o sedentarismo, agravado pela ingestão de bebidas com teor alcoólico, o tabagismo, a automedicação, dentre outros hábitos nocivos à saúde humana. Os profissionais ressaltaram que os serviços de saúde estão disponíveis nas unidades básicas o ano todo e que outubro é apenas um período de maior destaque para as mulheres.

Estiveram presentes, o médico, André Luiz, a Enfermeira Andreia Dias, Técnicas de enfermagem e de saúde bucal, Agentes Comunitárias de Saúde, Diretor da Unidade de Saúde José Edson, a nutricionista Beatriz Cunha da equipe do NASF, a Secretária da pasta Geiza da Cunha Alves, recepcionistas, auxiliares e usuários do Sistema Único de Saúde- SUS.

Os fiscais da Vigilância Sanitária, Erandir Alves e Janilene Lima, contribuíram com o evento, eles distribuíram panfletos educativos contendo dicas de saúde, hábitos saudáveis de uma boa alimentação, noções básicas de higienização e conservação dos alimentos.

A coordenação da Campanha confeccionou faixas, banner e blusas da Campanha para equipe de saúde, na sequência serviram um lanche para as participantes. De acordo com Geiza Alves, eventos semelhantes a este, devem ser realizados ainda este mês na comunidade do Monteiro e no Distrito de São Sebastião. 








                                                   

                               Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo. SECOM/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário