sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Consumidora que perdeu visão ao usar loção bronzeadora será indenizada em R$ 15 mil



A empresa fabricante de cosméticos, Beiersdorf Indústria e Comércio Ltda, foi condenada a indenizar em R$ 15 mil, por danos morais, a consumidora Rosa de Lourdes Rocha Carvalho. A sentença foi da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), à unanimidade.

De acordo com os autos, em fevereiro de 2006, a consumidora adquiriu o produto “Loção Nívea Sun Autobronzeadora”. Ela teve grave alegria ao produto e perdeu parte da visão, depois que usou uma loção e ficou no sol para ter maior rapidez no bronzeamento corporal.

Rosa de Lourdes aplicou o cosmético no corpo inteiro e no rosto. Minutos depois, começou a sentir inchação, avermelhamento e ardência em todo o local onde foi passado o produto. No outro dia, percebeu que estava sem a visão e buscou atendimento no Hospital Universitário de João Pessoa. Na ação, a empresa tentou se eximir da responsabilidade, alegando que a culpa é exclusiva da vítima.

Também afirmou que os seus produtos passam por testes que garantem estar perfeitos para utilização dos consumidores. O relator da apelação cível (200.2006.015875-1/001) foi o juiz convocado Aluízio Bezerra Filho. O entendimento do julgador foi acompanhado pelo desembargador Abraham Linconl da Cunha Ramos e pelo também juiz convocado, João Batista Barbosa.

Para o relator, a consumidora não poderia ser acusada de culpa. As informações do rótulo do produto, segundo ele, não explicavam expressamente que a vítima não poderia expor-se ao sol. A decisão ocorreu na manhã desta quinta-feira (5).

 “O que ocorreu foi uma situação muito séria. Deixa de ser uma rápida alergia, em que a simples retirada do produto seria suficiente para sustar a ação danosa causada. Impossível ser culpa exclusiva da vítima, quando a empresa fornecedora do produto é que detém conhecimento técnico suficiente para saber a sua correta forma de utilização, como também, as preocupações que devem ser adotadas para evitar o ocorrido”, ressaltou o relator.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário