quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Ministério Público anuncia concurso para 100 vagas na Paraíba



O Ministério Público da Paraíba realizará este ano concurso público para o preenchimento de cerca de 100 vagas. No primeiro semestre será divulgado o edital para 19 cargos, sendo cinco na área de Tecnologia da Informação e 14 em cargos técnicos para os núcleos de perícia do meio ambiente, consumidor e patrimônio público.

No segundo semestre, vai ser lançada a seleção para agente administrativo e demais cargos. O anúncio foi feito, nesta terça-feira (21), pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, que presidiu a reunião do Conselho Superior do Ministério Público, em Campina Grande.

“Nós vamos fazer até o meio do ano um concurso com dezenove vagas, com prioridade para a Tecnologia da Informação e núcleos de perícia em todo o Estado. Hoje, a Promotoria do Meio Ambiente, por exemplo, de Umbuzeiro se tiver um problema no leito do rio tem que pedir um laudo à Sudema. Esta sempre nos ajuda, mas tem suas dificuldades e se encontra na capital do Estado. A nossa ideia é ter técnicos habilitados para fornecer esses laudos para que o Ministério Público possa ter mais agilidade. Os demais cargos, cerca de oitenta, ficam para o segundo semestre”, ressaltou Bertrand.

Em relação aos candidatos aprovados no último concurso para promotor, o procurador-geral assegurou que os três últimos aprovados no concurso serão nomeados até o dia 1º de julho deste ano. Os três últimos aprovados são Thomaz Ilton Ferreira dos Santos, Ernani Lucas Nunes Menezes e Iuri Daniel de Andrade Silva e deverão atuar no Sertão do Estado.

IMPROBIDADE

Em 2014, Bertrand Asfora afirmou que as ações contra a improbidade administrativa vão continuar. Para isso, seis promotores serão designados para trabalhar em João Pessoa e Campina Grande junto ao Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco). “O combate à corrupção vai continuar com muita ênfase e muita força. São seis promotores que vão apoiar os promotores na preparação de ações contra a malversação dos recursos públicos”, asseverou o procurador-geral do MPPB.

ENUNCIADOS ORIENTAM PROMOTORES

Ainda em Campina Grande, o procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, disse que foram aprovados recentemente 21 enunciados que servem de orientação para a atuação dos promotores de Justiça em casos de dúvidas sobre atribuições. Eles foram elaborados pelo Conselho dos Coordenadores dos Centros de Apoio Operacional em parceria com a Corregedoria a partir de encaminhamentos feitos pelos próprios promotores.

Os enunciados versam sobre casos de loteamento irregular ou clandestino, ocupação de ruas e calçadas, matadouro, educação inclusiva, venda irregular de gás e fogos de artifício, acúmulo de lixo, criação de animais em zona urbana, agrotóxico, invasão de terrenos públicos, internação compulsória para dependentes químicos, entre outros.

VITRINE DO CARIRI
Josusmar Barbosa (JP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário