sábado, 25 de janeiro de 2014

Vans e ônibus escolares são vistoriados pela STTrans em Patos



Visando manter a qualidade e a segurança no transporte escolar do município, a Prefeitura de Patos através da Superintendência de Trânsito e Transportes (STTrans), está até o final de janeiro realizando o trabalho de vistoria nos veículos escolares.

As escolas têm até o final do mês para enviar os veículos para a inspeção, que está sendo realizada seguindo os parâmetros estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e no regulamento municipal que regulariza o transporte escolar na cidade. A documentação do veículo e a situação tributária do permissionário também são checadas.

Em Patos existem cerca de 70 veículos cadastrados. Após a aprovação na vistoria os automóveis recebem a Autorização de Tráfego. Àqueles que foram reprovados existe uma segunda chance. Assim que sanar as irregularidades detectadas durante a vistoria, o responsável deverá procurar, imediatamente, a Gerência de Transporte Público da prefeitura (STTrans) para receber o selo e a Autorização de Tráfego.

O superintendente de trânsito, Marcos Eduardo, recomenda que as escolas enviem os veículos escolares até o dia 31 de janeiro, pois a fiscalização do órgão terá início no dia 2 de fevereiro. Caso algum desses transportes seja flagrado transportando alunos sem a devida licença, estará sujeito a penalidades.

“Desde já aproveito para parabenizar as escolas que já se fizeram presentes e comprovaram que os transportes se encontram dentro das normas exigidas”, acrescenta o superintendente.

De acordo com o agente de trânsito Marinaldo Antônio de Oliveira, durante a vistoria são observadas as condições dos pneus, bancadas, tacógrafo, buzina, setas, faróis, extintor de incêndio, limpador de para-brisa, entre outros itens que promovem a segurança dos veículos. Além da CNH do motorista ainda é cobrado o alvará de circulação, que deve estar atualizado.

Para o motorista de ônibus escolar, Erivânio Henrique Barros, o trabalho de vistoria realizado pela STTrans é muito importante para manter a segurança e qualidade do transporte escolar, que em sua maioria é feito com crianças. “Ao mesmo tempo que proporcionarmos mais segurança aos passageiros, também somos beneficiados com a segurança no trabalho”, afirma.

Fonte: Ascom PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário