Imagem meramente ilustrativa- créditos da internet |
O débito não autorizado em conta foi a principal
reclamação registrada por clientes no Banco Central (BC), em dezembro de 2013.
Do total de 2.508 irregularidades, 444 são sobre o débito não autorizado. Em
novembro, essa também era a principal reclamação, com 440 do total de 2.303
irregularidades.
Foram registradas no BC 125 reclamações sobre os débitos
não autorizados feitos pela Caixa. No Banco do Brasil o número ficou em 111 e
no Santander, 99. Em segundo lugar na lista de principais irregularidades, está
a cobrança de tarifas por serviços não contratados pelos clientes, no total de
335 casos. Em seguida vêm as reclamações por prestação irregular do serviço de
conta- salário.
No mês passado, no ranking de reclamações com resultado
ponderado pelo número de clientes por instituição, o HSBC ficou em primeiro
lugar. Foram consideradas procedentes 127 reclamações. Em seguida vem o
Santander, com 402 casos. No terceiro lugar ficou o Banco do Brasil (463
reclamações).
A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por
instituições financeiras pode ser registrada no BC e as reclamações ajudam na
fiscalização e regulação do Sistema Financeiro Nacional. Entretanto, o BC
recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o
atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da
instituição financeira.
Se o problema não for resolvido, o cidadão pode ainda
recorrer à ouvidoria da instituição, que terá prazo máximo de 15 dias para
apresentar resposta. Os clientes bancários também podem buscar atendimento no
Procon e recorrer ao Poder Judiciário.
Agência
Brasil
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