quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Governo do Estado deixa Boa Vista fora de programa de assistência a pequenos criadores



O município de Boa Vista, localizado no cariri paraibano e integrante da Região Metropolitana de Campina Grande, ficou de fora do Programa de Distribuição de Ração Animal para pequenos criadores. Ficando centenas de criadores sem assistência por parte do Governo do Estado. Através da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Defesa Civil Estadual, o Estado, desenvolve diversas ações emergenciais de auxílio aos municípios atingidos pela seca, o que incluiria o município de Boa Vista.

Desde o inicio de janeiro, oito mil toneladas começaram a ser distribuídas pelo cariri. Que para o governo estadual fazem parte, e tem direito, apenas os municípios de Amparo, Assunção, Camalaú, Congo, Coxixola, Livramento, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé, Taperoá, Zabelê, Alcantil, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Caraúbas, Caturité, Gurjão, Riacho de Santo Antônio, Santo André, São Domingos do Cariri e São João do Cariri.

Para o vice-prefeito de Boa Vista isso é uma falha lamentável cometida pelo governo. "Não é justo que este governo venha penalizar centenas de criadores de um município que vem sendo castigado por uma interminável estiagem, com quase todos os rebanhos dizimados pela fome" lamenta André Gomes (PDT).

Diversos cidadãos utilizaram as redes sociais para lamentar o descaso do Governo do Estado com algumas comunidades, como é o caso de Boa Vista, e cobrar ações que também contemplem o município: Gilvan Leite, que reside em São Paulo, indaga "será que Boa Vista não faz parte do mapa do Estado da Paraíba?".

Karen Gomes lembra que a informação repassada pelo governo estadual está equivocada. "Onde se viu passar pela cidade de Boa Vista, que na visão do governo não faz parte do cariri e beneficiar cidades circunvizinhas? Estamos enfrentando um período crítico de estiagem muito longo, onde os rebanhos não estão resistindo à fome e a sede e o quadro do nosso município não é diferente dos demais" alerta a estudante de zootecnia da UFPB.

Para alguns, falta também mobilização de representantes e entidades do município. "Talvez achem que Boa Vista é uma cidade rica e que não precisa de apoio, é só dar uma passada pela zona rural e ver o clamor", alerta Lula França Araújo.

VITRINE DO CARIRI
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário