sábado, 13 de julho de 2013

Ex-prefeito de Cruz do Espírito Santo é preso na Capital João Pessoa



O ex-prefeito de Cruz do Espírito Santo, Luciano Carneiro da Cunha, foi preso na manhã desta sexta-feira (12) pela Polícia Interestadual (Polinter), em João Pessoa. De acordo com informações da polícia, havia dois mandados de prisão e três de busca e apreensão contra o ex-gestor. Ele está detido na Central de Polícia da Capital.

Em 2010 e 2011, o ex-prefeito havia sido condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) por compra de votos nas eleições de 2000 e pelo Tribunal de Justiça (TJ-PB) por desvio de verba pública em 2009. No TRE, o ex-gestor foi condenado pelo crime de captação ilícita de sufrágio, nas eleições de 2000, configurada através do Programa Renda Mínima, destinado a pessoas carentes. Ele foi condenado a quatro anos de reclusão.

Já no Tribunal de Justiça, ele foi condenado a cinco anos de reclusão por desvio de verba pública. O relatório apontou que no dia 29 de dezembro de 2009, no exercício do mandato de prefeito, Luciano Carneiro teria se dirigido ao Assentamento Massangana I, portando a quantia de, aproximadamente, R$ 200 mil, proveniente do Programa Garantia de Renda Mínima do Governo Federal, alegando que iria efetuar os pagamentos às famílias cadastradas.

Após iniciado, o acusado teria suspendido o pagamento, sob o argumento de que estava se sentindo ameaçado pelos moradores que insistiam em receber os meses em atraso. No dia 25 de janeiro de 2010, o denunciado formulou requerimento ao Ministério Público, apresentando denúncia de que teria deixado o restante do dinheiro do Programa no porta-malas do veículo, que teria ficado detido pelos assentados, e que os mesmos haviam subtraído a importância.

Mas, a peça acusatória narra que, após oitiva de testemunhas e perícia realizada pelo Instituto de Polícia Científica, “restou inexoravelmente configurado que o denunciado se apropriou da mencionada verba pública e ainda deu causa a instauração de investigação policial acusando outras pessoas”.

Fonte: Vitrine do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário