segunda-feira, 22 de julho de 2013

Papa Francisco chega nesta segunda-feira ao Rio de janeiro



No último Angelus antes de embarcar nesta segunda-feira (22) ao Brasil, o papa Francisco pediu aos fieis que o acompanhem em orações durante a Jornada Mundial da Juventude. Os compromissos incluem uma visita a Aparecida (SP), encontro com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Guanabara e uma missa campal para centenas de milhares de fieis no Rio de Janeiro. Antes, em carro aberto, ele se encaminha à Catedral Metropolitana passeando por diversas ruas da cidade.

“Peço-lhes para me acompanhar espiritualmente em oração na primeira viagem apostólica que farei a partir de amanhã (hoje). Como vocês sabem, vou viajar ao Rio de Janeiro, no Brasil, por ocasião da 28ª Jornada Mundial da Juventude”, disse ontem o papa argentino à praça São Pedro cheia, apesar do sol do meio-dia e do calor de 29ºC, aumentado pelo calçamento de pedra e pela falta de sombra.

“Todos os que estarão no Rio querem ouvir a voz de Jesus: Senhor, o que devo fazer de minha vida? Vocês, jovens presentes aqui na praça, façam a mesma pergunta ao Senhor”.

“Estarão lá tantos jovens, de todo o mundo! Penso que pode se chamar a semana da juventude!”, completou. Pouco antes, Francisco I voltou falar sobre a importância da aproximação com os pobres: “Mesmo em nossa vida cristã, caros irmãos e irmãs, oração e ação estão sempre profundamente unidos. Uma oração que não leva a ações concretas para o irmão pobre, o doente, o carente de ajuda, o necessitado, é uma oração estéril e incompleta.”

“São Bento resumiu o estilo de vida que indicava a seus monges em duas palavras: orar e trabalhar”, afirmou.

Mensagem

O papa voltou a falar sobre a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre no Brasil, em sua conta no Twitter (@Pontifex_pt). Na mensagem de ontem, ele diz que os que não puderem participar do evento católico devem sentir-se bem vindos através da oração. “Quantos gostariam de estar no Rio para a JMJ, mas não podem! Que se sintam bem-vindos entre nós, por meio da oração”, diz o twitter do papa.

Percurso será em carro aberto

O Papa desembarca na base aérea do Galeão, de onde se dirige ao centro. Depois, às 17h, em carro aberto, o Sumo Pontífice se encaminha da Catedral Metropolitana, em um roteiro até o Theatro Municipal, passando pelas avenidas República do Chile e Rio Branco, Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Graça Aranha, Avenida Nilo Peçanha e novamente pela Avenida Rio Branco até a chegada ao Theatro Municipal. Ele também participa de cerimônia com autoridades no jardim do Palácio Guanabara, sede do governo do Rio. Amanhã o papa Francisco I ficará no Palácio Apostólico do Sumaré, onde presidirá missas privadas.

Já na quarta-feira, antes de participar da Jornada Mundial da Juventude, o pontífice vai celebrar uma missa no Santuário Nacional Nossa Senhora da Aparecida, em Aparecida (180 km de SP). Por volta das 8h15, ele partirá de helicóptero do Sumaré até o santuário de Aparecida. A missa está marcada para começar por volta das 10h30.

Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário