terça-feira, 30 de julho de 2013

Câmara quer a dispensa de IPVA para veículos com mais de 10 anos de fabricação



A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou hoje por unanimidade o requerimento de número 1.272/2013, de autoria do vereador- presidente Nelson Gomes (PRP), que solicita com a máxima urgência ao governador do Estado, Ricardo Coutinho, estudos para a dispensa de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) aos proprietários de veículos com mais de 10 (dez) anos de fabricação, na Paraíba.

Ele esclarece que, no vizinho Estado do Rio Grande do Norte, conforme o Decreto Nº 13.651 de 19 de novembro de 1997 - DOE 19/11/97 – os proprietários de veículos são beneficiados, estando determinado na “Seção II - DAS ISENÇÕES - IV – que os veículos rodoviários com mais de 10 (dez) anos de fabricação, contados a partir do primeiro mês do exercício seguinte ao do registro em órgão de trânsito no território nacional” estão isentos.

Nelson afirma que é um grande benefício do ponto de vista social que irá contemplar um grande número de proprietários de veículos, e seria importante a concessão dessa isenção. Assinala que é indispensável que aconteça maior isenção do IPVA para veículos com mais de 10 anos, cuja maioria desses proprietários é assalariada, e em muitos casos tem baixo poder aquisitivo. Esses veículos em certas situações são instrumentos de trabalho.

Acentua o presidente do Poder Legislativo que, sem dúvidas, “são pessoas que não tem maiores recursos financeiros para comprar carros novos, e o IPVA pesa significativamente em seu orçamento. Além do mais, essas pessoas em razão da situação desses veículos provocam problemas na manutenção, e, por conseguinte, mais gastos”.

Fonte: iparaíba com Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário