terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Médicos, cirurgiões dentistas e enfermeiros fazem paralisação a partir de terça, em Patos



A partir desta terça-feira, dia 18, médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas cruzam os braços na paralisação aprovada pelas categorias exigindo cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) que está sendo ignorado pela Prefeitura Municipal de Patos. A decisão foi tomada na última quinta-feira, dia 13, por unanimidade dos presentes na assembleia.

A coordenação do movimento paredista lançou uma nota na qual relata:

“Nós cirurgiões dentistas, médicos e enfermeiros comunicamos a população patoense que estaremos paralisando nossas atividades nos próximos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro em protesto ao que consideramos descaso por parte do poder executivo com a nossa categoria quando se recusa a cumprir o que determina a Lei nº 4.217/213 que trata do PCCR das categorias de saúde do Município.

Como é do conhecimento de toda a sociedade patoense, o poder executivo e os servidores da saúde de Patos, através dos representantes sindicais, construíram ao longo de 2013 o PCCR que é o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. Depois de exaustivas discursões o plano foi concluído de forma consensual e harmônica entre o poder executivo e as categorias da saúde, e consequentemente enviado ao poder legislativo.

Após os tramites legais e os pareceres favoráveis das comissões legislativas da Casa Juvenal Lucio de Sousa, o projeto finalmente foi aprovado pelos parlamentares por unanimidade em 1ª e 2ª votações e posteriormente sancionado pela chefe do poder executivo municipal.

Infelizmente o projeto que agora é lei não vem sendo cumprido por parte do próprio executivo que reconheceu serem legitimas as reivindicações das categorias quando sancionou o projeto. Só depois de esgotadas todas as tentativas de diálogo com a prefeita Francisca Motta para que a lei numero 4.217/2013 seja cumprida, decidimos em assembleia realizada com as categorias no último dia 13 de fevereiro, apelar para o último recurso que é a greve, direito garantido pela constituição a todo trabalhador brasileiro que se sinta injustiçado.

Sabemos que os maiores prejudicados serão os usuários do SUS que já sofrem com a falta de investimentos na saúde. Somos conscientes dos transtornos que a paralisação provocará. Ao tempo que pedimos desculpas a população, aproveitamos para pedir o apoio de cada cidadã e cidadão patoense a nossa luta que é tão somente pedir que o executivo cumpra a lei. O PCCR da saúde agora é lei, e lei tem que ser cumprida”

A Coordenação!

É com essa justificativa que os médicos, cirurgiões dentistas e enfermeiros começam a paralisação nesta terça-feira. Apenas alguns postos de saúde estarão funcionando para garantir que os serviços essenciais não sejam totalmente paralisados conforme garantido por lei.

Jozivan Antero – Patosonlin.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário