sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Equipe de pesquisadores da UFCG do Campus de Patos visita comunidade Quilombola e realiza trabalho educativo com alunos



Estudantes dos cursos de Engenharia Florestal e de Ciências Biológicas sob a coordenação da professora Joédla Rodrigues de Lima, deixaram as dependências da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Patos nesta sexta feira dia 01/11, com destino a comunidade remanescente de quilombo Serra Feia da cidade de Cacimbas interior do sertão. A iniciativa faz parte de um projeto da Universidade, que tem por objetivo aproximar os estudantes das comunidades para que estes conheçam a realidade das famílias.

Segundo a professora, conhecer a realidade dos moradores a fim de fortalecer suas potencialidades locais e regionais, faz parte das prioridades elencadas pela equipe de pesquisadores, que vem realizando trabalhos junto às escolas como forma de estreitar as relações entre universidade e sociedade. “A o visitar essa comunidade ficamos impressionados com o entusiasmo das pessoas, as serras altas, as formas de relevo e as bonitas paisagens, mas como em outros locais, o lixo e o desmatamento, tem se tornado as maiores preocupações dos educadores e ambientalistas”, disse Joédla.

Alunos da Escola Municipal Joaquim Cassiano Alves participaram das oficinas pedagógicas, eles desenharam, interagiram de forma dinâmica com os instrutores, que abordaram vários assuntos sobre fauna, flora e sustentabilidade social, na ocasião trabalharam os conteúdos sobre a vida e a importância dos insetos, bem como das plantas para o equilíbrio ecológico do ecossistema.

“Os moradores precisam identificar e reconhecer suas potencialidades para poder valorizar seus espaços que são ricos em recursos naturais, para isso é preciso reduzir o desmatamento, as queimadas, cuidar melhor do lixo realizando a coleta seletiva, a reciclagem, o artesanato. Esse trabalho realizado pela escola em parceria com a comunidade irá trazer resultados positivos para todos”, destacaram os pesquisadores.

A falta de local adequado para depositar o lixo produzido na comunidade e a ausência de políticas públicas para incentivar as famílias no tratamento adequado dos resíduos sólidos, tem sido a maior preocupação para os educadores. “A professora Socorro Teodósio elaborou um projeto belíssimo e juntamente com seus alunos realizou um mutirão da limpeza, no entanto, por falta de apoio não teve condições de continuar”, pontuou Maria de Lourdes que é uma das Diretoras da escola local.

As ações dos pesquisadores não terminam por ai, eles irão voltar outras vezes para conhecer melhor a história e a realidade geográfica do local, bem como de seus moradores. Esse trabalho servirá como fonte de pesquisa e posteriormente o documentado será publicado em jornais, revista científica da UFCG.

Confira os nomes dos pesquisadores da UFCG - campus patos, PB:

Joédla Rodrigues de Lima (Professora Tutora)
Ednaílma dos Santos Silva (PASS)
Jefferson Martins Gonçalves (PET)
Josias Divino S. de Lucena (PET)
Jaily Batista de Andrade (Monitor)
Adriel Lucena de Azevedo (PET)
Ana Paula Figueiredo Martins (PET)
Rennan Salviano Terto (PET)
Elismar Lima da Silva (PASS)
Lucas Fernandes da Silva (Monitor)
Josueldo Alves Lopes (PET)
José Carlos (Motorista, já trabalhou para a Rede Globo).



                             Confiram alguns registros fotográficos durante a realização das oficinas:
































José Carlos- Motorista que já trabalhou na Rede Globo




                                                                             Por: Olavo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário